A importância da elaboração do pgrss no setor de imagem

Páginas: 9 (2234 palavras) Publicado: 5 de junho de 2013
A IMPORTÂNCIA DA ELABORAÇÃO DO PGRSS NO SETOR DE IMAGEM
Débora Mendes; Ediana Sarame²; Eliziane Leal³; Jorge Brazão4; Karina Borges5; Kelvyn Pires6; Linda Souza7; Luana Soares8; Mayara Batista9; Milene Pantoja10; Sandra Cardoso11.
Faculdades Integradas Ipiranga - Tecnologia em Radiologia
Av. Almirante Barroso,Nº 777, Marco - Fone: (91) 3344-0700.
CEP: 666093-020 - BELÉM-PA

Resumo
A partirda segunda metade do século XX, com os novos padrões de consumo da sociedade industrial, a geração de resíduos oriundos das atividades humanas vem crescendo, em ritmo superior à capacidade de absorção pela natureza. A preocupação com a ecologia e o meio ambiente cresce junto com a população e a industrialização, e para que isso ocorra de forma eficiente, são necessários sistemas que gerenciemesse fluxo reverso, de maneira similar ao que acontece no fluxo direto. O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (cresce junto com a população e a industrialização, e para que isso ocorra de forma PGRSS) se insere nesta problemática e vem assumindo grande importância nos últimos anos.
Palavras chave: Plano de gerenciamento, resíduos de serviços de saúde, setor de imagem.

1.Introdução
O setor de imagem é responsável por serviços na área de prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, geralmente através do uso de radiações, como a radiologia convencional e radiologia digital, mamografia, densitometria, tomografia computadorizada, com exceção da ressonância magnética e ultrassonografia. Sendo os profissionais qualificados: Médicos Radiologistas, Tecnólogos em Radiologiae Técnicos em Radiologia.
É necessária a limpeza e desinfecção de ambientes e de equipamentos, no intuito de proteger a saúde humana contra os riscos biológicos, assim como a prevenção e o controle da contaminação por meio da utilização de técnicas adequadas de descarte de fluidos e de resíduos.
Os resíduos de serviços de saúde são parte importante do total de resíduos sólidos urbanos, nãonecessariamente pela quantidade gerada (cerca de 1% a 3% do total), mas pelo potencial de risco que representam à saúde e ao meio ambiente. Pensando nisso foi elaborado o PGRSS (Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde), um projeto que descreve as ações relativas ao manejo desses resíduos, observadas suas características e riscos. Obedecendo a Resolução 306/04 da diretoria colegiada(RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e CONAMA 358.
Os RSS são classificados em função de suas características e consequentes riscos que podem acarretar ao meio ambiente e à saúde.
• GRUPO A - resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção;
• GRUPO B - resíduos químicos;
• GRUPO C - rejeitos radioativos;
•GRUPO D - resíduos comuns;
• GRUPO E - materiais perfurocortantes.
É de suma importância, pois visa à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento mais seguro e de forma eficiente.

2. Metodologia
Foram utilizados para elaboraçãodeste trabalho pesquisas em sites específicos como Google Acadêmico e Scielo, informações como visitações em ambiente hospitalar e diversas fontes bibliográficas bem como, artigos científicos e livros didáticos.
No estabelecimento hospitalar visitado foram colhidas informações do PGRSS de forma geral, o que contribui para analisarmos a importância para o setor em foco, de diagnóstico por imagem.Este trabalho foi elaborado com o intuito de analisar a implantação do PGRSS no ambiente hospitalar e para a obtenção de informação de outra fonte que contribuísse para a identificação das ações de vigilância sanitária abordadas no Conselho Municipal de Saúde, pois a seleção dos resíduos gerados precisam ser acondicionados e descartados de forma segura, não trazendo nenhum dano ao meio ambiente e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia do Tecnólogo em Radiologia na Gestão de Setores de Diagnóstico por Imagens
  • importância do setor
  • Gestão no setor de imagem
  • Elaboração de uma empresa no setor ambiental
  • A importância da Elaboração de um Plano de Negócio
  • A importãncia da Elaboração de projetos
  • A importancia da elaboração do relatório
  • A importância da elaboração do ppa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!