A importância da Educação Infantil

Páginas: 8 (1807 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL

É na Educação Infantil que inicia a vida educacional, o momento em que a criança começa a estabelecer a sua relação com o conhecimento. As primeiras experiências de vida são as que mais marcam profundamente o ser humano, e quando positivas, tendem a reforçar ao longo da vida suas atitudes.

Contudo, ainda não há considerável reconhecimento e valorizaçãodessa etapa de ensino, tornando-se necessária a divulgação de seus benefícios e sua significativa colaboração na melhoria da qualidade de vida.

A Educação Infantil é algo mágico, único e essencial na vida do homem, encanta a quem a ela tem acesso, sendo rico e engrandecedor acompanhar o desenvolvimento desses pequenos seres durante essa etapa de suas vidas.

É incrível a percepção dacapacidade de aprendizado das crianças, sua receptividade, carinho e pureza, e o que uma educação de qualidade e devidamente adequada ao desenvolvimento cognitivo, motor, social e emocional, vivenciado por elas, pode fazer em suas histórias.

Por outras palavras, a Educação Infantil é, também, uma experiência social, em contato com a qual a criança aprende a descobrir a si mesma, e desenvolve as relaçõescom os outros, adquire bases no campo do conhecimento e do saber fazer.

Desse modo, vale ressaltar o pensamento de Vygotsky (1989, p. 148):

As experiências e as trocas afetivas são fonte de desenvolvimento. É através da experiência social mediada pelo outro, nas diversas situações de convívio social da qual participa, que a criança aprende parte significativa das ações e conhecimentosnecessários para sua inserção no mundo.

Nesse sentido, é fundamental que o educador oportunize experiências estimuladoras que possibilitem a criança construir seu próprio conhecimento, considerando suas características e diferenças étnicas, religiosas, econômicas e todas as suas necessidades específicas.
No entanto, é preciso considerar que as crianças são diferentes entre si, implicando assimem uma educação baseada em condições de aprendizagem que as respeitem como pessoas únicas. Esta experiência deve iniciar antes da idade da escolaridade obrigatória, assumindo formas diferentes conforme a situação e nela devem estar implicadas as famílias e as comunidades.

Educar na Educação Infantil significa propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de formaintegrada, a fim de que possam contribuir para o desenvolvimento da relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude de respeito, afeto e confiança, e para o acesso aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.

Para Antunes, (2006) se a ciência mostra que o período que vai da gestação até o sexto ano de vida é o mais importante na organização das bases para ascompetências e habilidades desenvolvidas ao longo da existência humana, prova-se que a etapa educacional referente a essa faixa etária é imprescindível para o seu desenvolvimento.

Crianças que passaram pela Educação Infantil tiveram grandes relações significativas, como: descoberta da leitura e da escrita, cores, números, brincadeiras, histórias, músicas, boas maneiras, hábitos de higiene erelações sociais com professores e colegas.

Já as crianças que, não tiveram esta experiência, por sua vez, os obstáculos mais evidentes enfrentados são: socialização, afetividade, adaptação à rotina, coordenação motora fina, manuseio de materiais didáticos, egocentrismo aguçado. Pois a maioria das crianças não possui convívio frequente com outras da mesma faixa etária e se possui ocorre em situaçõesinformais, causando assim uma enorme dificuldade em se relacionar com o outro, em partilhar e integrar-se ao grupo, esperar por sua vez, seguir a rotina, as normas e regras estabelecidas no cotidiano da escola e que, muitas vezes, essa mesma dificuldade acompanha o ser humano por toda a vida, já que não houve as instruções e aprendizagens necessárias no momento oportuno (0 aos 5 anos), quando se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da musica na educação infantil
  • Educação infantil, importancia da linguagem
  • A importância do lúdico na educação infantil
  • A importancia da ludicidade na educação infantil
  • A importância do brincar na educação infantil
  • A importância da educação infantil
  • A importância do brincar na educação infantil
  • A importancia do ludico na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!