A importância da educação de artes visuais para crianças 0 a 3 anos na creche municipal Jairo Junior

Páginas: 11 (2634 palavras) Publicado: 9 de setembro de 2014
FACULDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS





















A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NA CRECHE MUNICIPAL JAIRO JUNIOR




















Rio Branco – Ac
2013
FACULDADE DA AMAZÔNIA OCIDENTAL
CURSO DE ARTES VISUAIS

SAMARA FILGUEIRA DA SILVA SANTOSA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM ARTES VISUAIS PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NA CRECHE MUNICIPAL JAIRO JUNIOR












Artigo apresentado como trabalho de conclusão de curso para a obtenção do título de Licenciado em Artes Visuais. Sob a orientação da professora Esp. Maria Francisca da Silva Cabral Cota.







Rio Branco-Ac
2013

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EM ARTESVISUAIS PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS NA CRECHE MUNICIPAL JAIRO JUNIOR

Samara Filgueira da Silva Santos1
Maria Francisca da Silva Cabral Cota2






RESUMO

Este artigo visa mostrar a importância da educação em Artes Visuais para crianças de 0 a 3 anos na Creche Municipal Jairo Junior e como é aplicada esta disciplina em sala de aula. Na coleta de dados foram utilizadas observações dealgumas aulas de arte na creche e pesquisa bibliográfica, ambos possibilitaram buscar informações e verificar resultados práticos do assunto abordado. Tal procedimento permitiu analisar ações que comprovam que a criança torna-se um ser mais sensível, criativo, perceptivo e capaz de expressar seus sentimentos através do seu fazer artístico.

Palavras Chaves: Educação; Artes Visuais; Criança;Creche; Disciplina.




ABSTRACT

This article aims to show the importance of education in Visual Arts for children 0-3 years in Municipal Creche Jairo Junior and how this discipline is applied in the classroom. During data collection, observations of some art classes in kindergarten and literature were used, both allowed to seek information and verify practical results from the issues. Thisprocedure allowed us to analyze actions that prove that the child becomes a more sensitive, creative, perceptive and able to express their feelings through art making be.


Key Words: Visual Arts, Child, Daycare, Education Discipline








1 Acadêmica do Curso de Licenciatura Plena em Artes Visuais na Faculdade Amazônica Ocidental.
2 Especialista em Educação pelo InstitutoBrasileiro de Pesquisa e Extenção.
INTRODUÇÃO

A educação através das Artes Visuais constitui um importante meio para o desenvolvimento da criança. Quando é estimulada e incentivada desde os anos iniciais de vida, estas se apropriam de diversas linguagens, desenvolvendo a sensibilidade, percepção, criatividade, ampliando a leitura e compreensão de mundo.
O Referencial Curricular Nacional daEducação Infantil – RCNEI, publicado no ano de 1998, diz que, em muitas propostas, as práticas de Artes Visuais são entendidas apenas como meros passatempos em que atividades de desenhar, colar, pintar e modelar com argila ou massinha são destituídas de significados. Afirma ainda que são comuns as práticas de colorir imagens feitas pelos adultos em folhas mimeografadas, como exercícios de coordenaçãomotora para fixação e memorização de letras e números. No entanto, este mesmo documento garante oportunidades para que as crianças de 0 a 3 anos sejam capazes de:

“Ampliar o conhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;Utilizar diversos materiais gráficos e plásticos sobre diferentes superfícies para ampliar suas possibilidades de expressão e comunicação”. (Referencial Curricular Nacional, 1998, p. 95).

Os RCNEI organizam os conteúdos em dois blocos: o primeiro para o fazer artístico e o segundo trata da apreciação em Artes Visuais. O fazer artístico deve contemplar:

“Exploração e manipulação de materiais,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criança e creche: um olhar sobre a educação de crianças de 0 a 3 anos de idade
  • Criança de 0 a 3 anos
  • Criança de 0 a 3 anos.
  • CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS
  • Docência na creche: formação dos profissionais que atuam com as crianças de 0 a 3 anos
  • A criança e o brinquedo de 0 a 3 anos
  • Observação: criança de 0 a 3 anos
  • Brincadeiras para crianças de 0 a 3 anos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!