A importância da educação continuada

Páginas: 8 (1832 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2012
A Importância da Educação Continuada para a Enfermagem

O mundo vive um momento de mudanças, afetando a estrutura, a cultura e os processos de trabalho, fazendo com que as pessoas busquem formas de adaptação e agreguem novos valores para atender as demandas sociais do mercado. Um dos desafios para os serviços de saúde é a adoção de medidas para a satisfação dos clientes. Para a enfermagem,inserida neste cenário, o desafio é investir em seus recursos humanos, utilizando-se da educação continuada como ferramenta para promover o desenvolvimento das pessoas e assegurar a qualidade do atendimento aos clientes.
Na educação continuada, é estabelecido que o conhecimento da filosofia organizacional auxilia no entrosamento entre estes profissionais, devendo nortear o desenvolvimento de suasatividades para atingir melhores resultados no trabalho; que os serviços de educação continuada nas instituições de saúde devem orientar o direcionamento das atividades educativas, sendo voltados para a realidade institucional e necessidades do pessoal, proporcionando o desenvolvimento profissional e influenciando na qualidade da assistência de enfermagem; que o enfermeiro de educação continuadatenha a formação compatível com a de um educador, devendo buscar continuamente o autodesenvolvimento, sendo capaz de influenciar as pessoas na busca do conhecimento e compartilhe seu trabalho com todos os responsáveis pelo gerenciamento da assistência de enfermagem nas instituições de saúde.

Conceituação de Educação Continuada e de Educação em Serviço

Educação Continuada: “Conjunto depráticas educacionais planejadas no sentido de promover oportunidades de desenvolvimento ao funcionário, com a finalidade de ajudá-lo a atuar mais efetiva e eficazmente na sua vida institucional” (SILVA).
Educação em Serviço: “Se constitui de programas de treinamento, oferecidos pela instituição em uma área específica, visando ao desenvolvimento da prática profissional”.
A conceituação não é o maisimportante, mas sim a filosofia que permeia o desenvolvimento. Saber que existe uma proporcionalidade direta entre a qualidade da assistência e o preparo do pessoal e que tantos os aspectos formais como os informais devem ser abrangidos.

Estrutura administrativa da Educação Continuada

A divisão de Educação Continuada deve ser especializada e com coordenação própria.
Na estrutura administrativade uma instituição de saúde, poderá subordinar-se à área de Recursos Humanos, à chefia de enfermagem, ser um órgão de STAFF ou então estar dentro de uma estrutura matricial.

Recursos Necessários para a Educação Continuada

Para desenvolver as atividades de educação continuada é necessária a utilização de recursos humanos, materiais, financeiros e físicos adequados.

* Recursos HumanosA OPAS recomenda que haja um elemento que exerça a direção operacional da educação continuada, que se dedique exclusivamente aos programas da mesma.
No entanto, a prática de educação continuada em várias instituições mostra que as enfermeiras dessa área realizam outras atividades concomitantes a esta, como a de assistência, que impossibilita a disposição de tempo para planejar um programa quefuncione com qualidade.
Silva apresenta três formas de trabalhar com recursos humanos do departamento de enfermagem para a realização das atividades da educação continuada: sistema misto, sistema centralizado e sistema descentralizado. No sistema misto, os programas são desenvolvidos parcialmente por uma equipe própria da divisão de educação continuada e pelas enfermeiras das unidades. Nocentralizado, os programas são realizados somente pela equipe de educação continuada e no sistema descentralizado, os programas são realizados somente pelas enfermeiras das unidades. Além destas formas há também a integração docente-assistencial, onde os docentes trabalham em cogestão com as enfermeiras da educação continuada. Acredita-se que em qualquer uma dessas formas é necessária a participação das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da Formação Continuada na Educação Integral
  • A importância da educação continuada para o profissional contábil
  • Educação continuada
  • Educação continuada
  • educação continuada
  • educação continuada
  • Educação continuada
  • A importância da educação continuada para o profissional de secretariado executivo no Sebrae Nacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!