A importância da cultura na vida social.

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
Introdução
A cultura – somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.
Ora, SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povo.
Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo decomportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a serselecionado na percepção pessoal; já o que é rejeitado ou indiferente aos valores do grupo tem menor possibilidade de ser selecionado pela percepção do sujeito – e se for significativa para o sujeito, este o guarda para si ou o elabora de forma a adaptá-lo aos valores grupais, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar a censura coletiva.
O indivíduo que consegue burlar a censuragrupal e introduzir nela uma significativa mudança de valores adquire o poder de influenciar a História, daí o dizer-se que ‘os poetas são profetas’. Explica-se, assim, o medo que os governos autoritários e ditatoriais tem da elite cultural a a perseguição política acirrada que os representantes da cultura tem sofrido através dos séculos – por exemplo, queima de livros e de sábios nas fogueiras daInquisição, acusados de bruxaria e de pacto com o demônio.
Os povos evoluem através de mudanças significativas em sua cultura e as mudanças acontecem rapidamente quando o clima político é de liberdade; caso contrário demora apenas mais uma pouquinho, o tempo de o pensamento, que é livre, romper os grilhões da intolerância.



Etnocentrismo
A dificuldade de aceitação da diversidade culturalem uma sociedade ou entre sociedades diferentes ocorre devido ao fato dos seres humanos tomarem seu grupo ou sociedade como medida para avaliar os demais. Em outras palavras, cada grupo ou sociedade considera-se superior e olha com desprezo e desdém os outros, tidos como estranhos ou estrangeiros. Para designar essa tendência, o sociólogo estadunidense Willian G. Summer (1840 – 1910) criou em 1906o termoETNOCENTRISMO.
interculturalidade

O conceito de interculturalidade tem uma forte relação com o de educação, ambos uma necessidade e exigência dasociedade atual. A complexidade e multiculturalidade são fenómenos intrinsecamente ligados ao mundo dos dias de hoje,onde globalização, migração, minorias e tentativas de hegemonia são realidades efetivas. A interculturalidade passa poispelodesafio lançado pela globalização e suas implicações étnicas e culturais. Identidade, homegeneidade e diversidadesão os eixos definidores da interculturalidade, que tem na educação e suas instituições e agentes os meios dedesenvolvimento. Os valores são os da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da igualdade, tolerância, educaçãomulticultural. A interculturalidade visa assim não apenas aformação mas também a integração dos grupos no todosocial, perante o individualismo e a cultura consumista e imediatista da globalização. A interculturalidade pressupõe aeducação democrática, a transnacionalidade da mesma e a superação dos hermetismos sociais do Estado-Nação, bemcomo a oposição à supremacia de culturas sobre outras.
A cidadania global, a educação e a sociedade em fusão, são os valorestransversais da interculturalidade social domundo de hoje, que se pretende integradora, equitativa, justa, responsável e solidária, de modo a manter as diferençassem subalternizações nem sobreposições e intolerâncias. A interculturalidade é assim um dos instrumentos deamenização e refundação da sociedade moderna na senda da globalização. Ou está para além do materialismo político-económico: uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DO TERMO “CULTURA”, ENQUANTO MODO DE VIDA, PARA OS HISTORIADORES DA HISTÓRIA SOCIAL
  • Qual a importância do trabalho na vida social brasileira?
  • A importância da leitura na vida social do indivíduo
  • Fichamento cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea
  • Fichamento. cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea.
  • A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NA QUALIDADE DE VIDA DA ORGANIZAÇÃO.
  • APR 20 Importância das normas de convivência social para a vida
  • IMPORTANCIA DA CULTURA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!