A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA

Páginas: 19 (4644 palavras) Publicado: 11 de setembro de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

franc wonder















A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE para a gestÃo pÚblica e privada

















Teixeira de Freitas
2013


QUEILA ANDRESSA JAHEL DOS SANTOS
















A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE para a gestÃo pÚblica e privadaTrabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a Contabilidade de agronegocio do 6° Semestre.












Teixeira de Freitas
2013

sumário

1 INTRODUÇÃO
O objetivo desta atividade é aperfeiçoar o conhecimento sobre os temas abordados em todas as disciplinas do 6° semestre do curso de ciências contábeis, através de uma análisefundamentada no tema. A importância da contabilidade para a gestão pública e privada, onde abordará tópicos que trazem as demonstracões contábeis de orgãos públicos, lei de responsabilidade fiscal, Gestão empresarial do agronegócio, a simulacão empresarial na analise de investimentos em empresas do agronegócio e por fim a contribuicão da pesquisa cientifica para a gestão pública e empresarial,pretende-se com este estudo, potencializar o estudante da área contábil e a todos que demonstram interesse em compreender os sistemas, objetivos e as terminologias utilizadas na contabilidade de Pública e privada, deste modo possibilitará a fixação da aprendizagem, a fim de desenvolver um raciocínio coerente e coeso, garantindo assim a utilização adequada no contexto atual e no exercício da profissãocontábil.














2 – A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA A GESTÃO PÚBLICA E PRIVADA

Sabemos a importancia da contabilidade para a gestao de uma empresa, pois, administrar uma empresa não é fácil. Isso requer instinto de liderança, persistência, e muita competência. Muitos se deixam desistir pelo primeiro fracasso, mas devemos enfatizar a importância de se manter uma boacontabilidade, pois ela é uma ferramenta que requer uma extrema cautela pela parte dos administradores e contadores, já que cada dado aplicado tem sua importância, ao apurar esses dados da forma incorreta, poderá acarretar em perdas irrecuperaveis, tanto à empresa pública, quanto a privada.
. A gestão pública atualmente é o nosso foco. O planejamento público deve ser uma ferramenta importante para umbom andamento da gestão de um governante. A constituicão federal determina que são leis de iniciativa do Poder Executivo o Plano Plurianual, a quanto o planejamento temos a contabilidade desses órgãos, já que eles devem prestar contas aos tribunais de contas. A lei 4.320/64 estatui normas gerais de direito financeiro para elaboracão e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dosMunicípios e do Distrito Federal desse modo veremos algumas demonstracões contábeis de órgãos públicos.
.
2.1 – DEMOSTRACOES CONTABEIS DE ORGAOS PUBLICOS

2.1.1 – BALANÇO ORÇAMENTÁRIO

A contabilidade é uma ciência do estudo do patrimonio. Quando os estudos desses fenômenos são envolvidos aos patrimônios das empresas Públicas, costuma-se denominar tal particularidade de ContabilidadePública. Competem à esses órgãos públicos a elaboração das demonstrações contábeis, como: Balanço Orçamentário, exposto na Lei nº 4.320/64, Que demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. Esse balanço também está previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF, porém com mais detalhamento. A verificação e análise desse balanço permite a definição dos indicadores quenortearão a avaliação da gestão orçamentária e, em linhas gerais, da política fiscal pelo impacto da arrecadação e pela execução da despesa pública. O Balanço Orçamentário tem um desdobramento em Receitas (previsão atualizada e realização), detalhadas por categoria e subcategoria econômica origem e espécie, e Despesas (fixação e execução), detalhados por tipo de crédito, categoria econômica e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da contabilidade para a gestao publica e privada
  • A importancia da contabilidade para a gestão pública e privada
  • A importância da contabilidade para gestão pública e privada
  • A importancia da contabilidade para gestao publica e privada
  • A importancia da contabilidade para a gestao publica e privada
  • A importância da contabilidade para a gestão pública e privada
  • A importancia da contabilidade para gestao publica e privada
  • A importância da contabilidade para a gestão pública e privada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!