A importância da contabilidade de custos

Páginas: 12 (2842 palavras) Publicado: 7 de maio de 2014
FUNESO / FAEX - PE
Bacharelado em Administração
1º Período

Marcelo de Oliveira



A importância da Contabilidade de Custos

Trabalho apresentado a professora Hilana, tomadora da disciplina de Contabilidade, para fins de obter notas.



Petrolândia – PE
Março / 2014




1.Introdução

Ao longo dos tempos a contabilidade, assim como as outras ciências vem seaperfeiçoando de acordo com as exigências do mercado. E foi assim que surgiu dentro de sua área, a contabilidade de custos, que é o ramo das ciências contábil, que se dedica ao estudo racional de gastos feitos, e das vendas, ou de consumos de um produto, uma mercadoria, ou um serviço. E também tem como função: organizar, analisar, interpretar os custos dos produtos de forma geral da empresa.
Acontabilidade de custos, foi sem dúvida uma ferramenta importantíssima para o mundo contábil, veio a facilitar a vida dos contadores, no que diz respeito a elaboração de projetos e controle financeiros, a fazerem previsões realista a pequeno, a médio e a longo prazo sobre a situação de sua instituição no mercado de trabalho.
Contudo o presente trabalho tem como direcionamento um exame bastanteinteressante do processo contábil, englobando diversas disciplinas, mas com uma visão bastante prática, já que faz referencia a uma situação concreta posta em análise. Cumpre inicialmente registrar que uma grande função da Contabilidade é produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle dasoperações e de tomada de decisões.
No presente Trabalho, será inicialmente fornecidas definições conceituais, sobretudo relacionada a “custos”, identificando quais os principais custos de uma empresa, através de exemplificação. Conceituado e identificado os custos, passará o presente trabalho a tratar das unidades equivalentes de produção, tratando ainda sobre a formação do preço de venda, eos impostos incidentes sobre a atividade de venda. É Importante salientar que o presente trabalho, por tratar de temas bastante extensos, não tem o intuito de esgotar o assunto, tentando apenas dar uma visão geral sobre o tema proposto.


Considerando-se que a vida social é algo fundamental à existência e sobrevivência dos seres humanos enquanto indivíduos, é na família que se dá início aoprocesso de socialização, educação e formação para o mundo. Os grupos familiares caracterizam-se por vínculos biológicos, mas sua constituição ao longo da história em todos os agrupamentos humanos não se limitou apenas ao aspecto da procriação e preservação da espécie, mas tornou-se um fenômeno social.
As famílias são consideradas grupos primários, nos quais as relações entre os indivíduos sãopautadas na subjetividade dos sentimentos entre as pessoas, fato que justifica, muitas vezes, o amor existente entre pais e filhos adotivos, logo sem relação consanguínea. Assim, os laços que unem os indivíduos em família não se sustem pela lógica da troca, da conveniência do relacionamento a partir de um cálculo racional como que em um contrato no mundo dos negócios em que cada parte vê vantagem narelação existente, constituindo um grupo formal. Ao contrário, a família é um grupo informal, no qual as pessoas estão ligadas por afeto e afinidade, e que por conta deste sentimento criam vínculos que garantem a convivência (em um mesmo local de residência, por exemplo), além da cooperação econômica.
Mas o que dizer dos inúmeros problemas familiares que tanto se ouve falar ou mesmo que se podeenfrentar no dia a dia? As respostas para esta pergunta são várias, assim como o grau de complexidade de cada uma pode variar. Porém, de maneira muito simplista, até certo ponto, é possível afirmar que a gênese dos conflitos familiares está no momento em que as bases da união deste grupo começam a ser minadas pelo despontar das personalidades, das opiniões diferentes, da individualidade de cada...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Necessidade e a Importância da Contabilidade de Custo
  • A importância da contabilidade de custos
  • A Necessidade e a Importância da Contabilidade de Custo
  • Contabilidade de custos: sua importância às organizações
  • A importancia da contabilidade de custo
  • A Importancia Da Contabilidade de Custos
  • A importancia da contabilidade de custos no processo decisório
  • A importância da contabilidade de custos no processo decisório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!