A importância da comunidade local para o desenvolvimento do lugar

Páginas: 55 (13635 palavras) Publicado: 23 de março de 2012
A IMPORTÂNCIA DA COMUNIDADE LOCAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO LUGAR

1. OS CONCEITOS DE LUGAR, TERRITÓRIO E DESENVOLVIMENTO LOCAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA O ENTENDIMENTO DE ASSAÍ-PR.

A geografia brasileira nasceu e se desenvolveu a partir da evolução da geografia mundial, dela incorporando seu referencial teórico. As primeiras formas de Geografia no Brasil são algo próximo de umaideologia geográfica, que pode ser traduzida como uma geografia voltada para a descrição e esboço de classificação, distribuição e localização das paisagens brasileiras, toda ela baseada no olhar do europeu. Somente na segunda metade do século XIX começa a se criar um modo brasileiro de olhar, ler e explicar as paisagens geográficas do país (MOREIRA, 2009).
Mas, será somente no começo do século XXque irão surgir as primeiras obras de fato formais de Geografia no Brasil, sendo que Carlos Delgado de Carvalho é apontado por Moreira (2009) como o introdutor de um discurso de sentido moderno na geografia brasileira. Suas obras são um efeito da criação dos cursos universitários de geografia, na Universidade de São Paulo (USP), em 1934, e na Universidade do Distrito Federal (UDF), hojeUniversidade Federal do Rio de Janeiro, em 1935 que, logo em seguida são difundidos pelas universidades dos demais estados.


Mas, é com a plêiade de professores, a maioria deles franceses, entre os quais Pierre Monbeig e Pierre Deffontaines, convidados para a instalação desses cursos, aos quais se juntam os geógrafos, entre eles norte-americanos e franceses, convidados para funçãosemelhante no IBGE, entre os quais Francis Ruellan e Leo Waibel, que a face cientifica acadêmica surge de fato na geografia brasileira (MOREIRA, 2009, p.32).


Paralelamente à formação e produção acadêmicas das universidades, no IBGE desenvolve-se uma linha de ciência mais próxima da geografia aplicada, num formato brasileiro. Os primeiros quadros profissionais do IBGE são constituídos deengenheiros. O ingresso nos anos 1940 de geógrafos de formação, vindos das primeiras gerações saídas das universidades, inicia uma mudança na estrutura dos seus quadros. Nos anos 1950 já são eles que predominam e, em 1956 são mobilizados para a organização e o preparo do material que vai subsidiar a realização do Congresso Internacional da International Geographical Union (UGI), momento em quehouve um amadurecimento e uma identidade para a geografia brasileira. Indicador disso é a presença predominante de geógrafos nacionais na produção da literatura geográfica brasileira que, a partir dali, se multiplica (MOREIRA, 2009).
A partir dos anos 1970, a geografia brasileira passa a ser influenciada pela geografia teorético-quantitativa ou nova geografia, motivada pela crise econômicacapitalista e a nova conjuntura pós 2ª Guerra Mundial, recorrendo-se ao método científico e aos modelos quantitativos para análise e compreensão do espaço.
Segundo CHRISTOFOLETTI (1982, p.71) a Nova Geografia é caracterizada por: Rigor maior na aplicação da metodologia científica, desenvolvimento de teorias, uso de técnicas estatísticas e matemáticas, abordagem sistêmica e uso de modelos.Essa nova corrente geográfica, disseminada nos Estados Unidos e também na França, chega ao Brasil e instala-se uma proposta de rever os fundamentos da geografia clássica que, nos Estados Unidos culmina no nascimento da New Geography e na França Geografia Ativa. Tal corrente é resultante da percepção do efeito problemático de um olhar essencialmente geométrico sobre o espaço, numa ausência deconteúdo, além da pulverização fragmentária que ocorre por conta do caráter de campo setorial específico que cada modelo possui. E essa situação de inconveniência, ressaltada pela emergência dos problemas de meio ambiente que naquele momento eclodem em diversas regiões do planeta, leva-os a ter que dar à geografia um salto. Este vem, então, em meados dos anos 1970, com o uso da teoria dos sistemas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESENHA SOBRE DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE E PARTICIPAÇÃO: DESENVOLVIMENTO DE COMUNIDADE (DC)- ATUALIDADE E IMPORTÂNCIA
  • Importância do planejamento da comunicação rural no processo de desenvolvimento local
  • Novas construções habitacionais na vida da comunidade: uma abordagem do desenvolvimento local
  • Desenvolvimento local
  • Desenvolvimento local
  • Desenvolvimento local
  • Desenvolvimento local
  • Desenvolvimento local

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!