A importância da bioética na formação do profissional de enfermagem, nutrição e fisioterapia

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
A IMPORTANCIA DA

BIOÉTICA NA

FORMAÇÃO DO

PROFISSIONAL DE

ENFERMAGEM,

NUTRIÇÃO E

FISIOTERAPIA

Introdução

A Bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa “dar conta” dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum sistema de valores chamado também de “ética”(JUNGES, 2002). Como tal, ela se distingue da mera ética teórica, mais preocupada com a forma e a “contingência” dos conceitos e dos argumentos éticos, pois, embora não possa abrir mão das questões propriamente formais (tradicionalmente estudadas pela ética), está instigada a resolver os conflitos éticos concretos (JUNGES, 2002). Tais conflitos surgem das interações humanas em sociedades a princípioseculares, isto é, que devem encontrar as soluções a seus conflitos de interesses e de valores sem poder recorrer, consensualmente, a princípios de autoridade transcendentes (ou externos à dinâmica do próprio imaginário social), mas tão somente “imanentes” pela negociação entre agentes morais que devem, por princípio, ser considerados cognitiva e eticamente competentes (PESSINI, 2010). Por isso,pode-se dizer que a bioética tem uma tríplice função, reconhecida acadêmica e socialmente: (1) descritiva, baseada em descrever e analisar os conflitos em pauta; (2) normativa, com relação a tais conflitos, para proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido bastante intuitivo, de amparar na medida dopossível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores (ENGELHARDT, 1998).

A Importância da Bioética na Formação do Profissional

Na área da saúde, por exemplo, podem-se discutir importantes temas bioéticos, como Saúde Pública, Aborto e Eutanásia, bem como pesquisa sobre Células Tronco, que são considerados temas polêmicos e ao mesmo tempo extremamente relevantes para avivência prática dos profissionais da saúde (PESSINI, 2010). Deste modo, este trabalho teve como objetivo, fazer um levantamento do nível de conhecimento dos acadêmicos da área da saúde sobre Bioética, e verificar quais temas são consideram importantes para se discutir durante sua formação profissional.

Metodologia
Foi realizado um estudo do tipo observacional, transversal, descritivo, durante omês de agosto de 2010, com os alunos regularmente matriculados nos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. Os dados foram coletados através de um questionário padronizado, cujas perguntas foram estruturadas de maneira aberta e fechada, a fim de contemplar as seguintes questões: 1) Conhecimento sobre Bioética; 2) Temas considerados importantes a serem abordados durante a formação. Osresultados foram analisados descritivamente, de forma a contemplar os itens relacionados no questionário.
Resultados e discussão
A amostra do estudo foi constituída por 79 alunos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição e Enfermagem que aceitaram participar do estudo e se faziam presente no momento da aplicação do questionário pelos autores. De acordo com as informações obtidas, 99% (78/79) consideramimportante a abordagem da bioética durante sua formação profissional embora a maioria (81%-64/79) relate pouco conhecimento sobre a bioética (figura 1), fato que poderia ser explicado devido a maioria dos alunos entrevistados ainda não terem cursado a disciplina de bioética ou ainda por estarem iniciando a graduação. Nesse sentido, sendo a bioética, entendida como um conjunto de argumentos quevalorizam e justificam eticamente os atos humanos e que, da mesma forma influenciam e refletem a prática profissional, será de grande importância sua discussão durante a formação do profissional da saúde.
Figura 1. Grau de conhecimento dos alunos da área da saúde sobre bioética

De acordo com o figura 2, pode-se observar que entre os temas éticos considerados de maior importância para serem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM
  • A IMPORTANCIA DA PESQUISA PARA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL D ENFERMAGEM
  • Ética e bioética na formação profissional
  • importancia da enfermagem na fisioterapia
  • Formação profissional do profissional de enfermagem em obstetrícia
  • A importancia do exercicio profissional de enfermagem
  • Sociologia e sua importância na formação profissional
  • A Importancia na Formação Profissional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!