A importância da auto-estima

Páginas: 13 (3182 palavras) Publicado: 28 de março de 2012
IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA
Fator indispensável no desenvolvimento da leitura e da escrita
Pr. Suedem Alceno Medeiros
Formado em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins, com Especialização em Psicopedagogia pela Eadcon, com formação Teológica pelo ITQ – Instituto Teológico Quadrangular, reside em Araguaína-TO - Funcionário Público Estadual – SESUS.
E-mail: pr.suedem@gmail.com________________________________________

Resumo:

O objetivo primordial deste artigo é refletir a cerca da importância do aluno ser incentivado a descobrir seus potenciais em relação ao acesso à aprendizagem de leitura e escrita no âmbito da sala de aula. Nesse sentido, o professor precisa recorrer aosconhecimentos didáticos e pedagógicos de forma reflexiva para descobrir como elevar a auto-estima do educando como objetivo de fazê-lo compreender que a capacidade de aprender é algo que todos têm, e que ela se desenvolve a partir da busca da aprendizagem. A prática pedagógica para desenvolver a auto-estima da criança precisa apresentar ações que sejam relacionadas coma vivência cotidiana do aluno,considerando seus conhecimentos assimilados fora do espaço escolar como aprendizagem importante para a construção do conhecimento escolar. É na sala de aula que o professor tem a oportunidade de mostrar ao aluno que a vida comum fora do espaço escolar é também um aprendizado significativo para sua formação intelectual, pessoal e coletiva.
Palavras-chave: leitura; escrita; prática pedagógica;professor; aluno e auto-estima.
1. INTRODUÇÃO
É comum em escolas da rede pública, principalmente em salas das séries iniciais do Ensino Fundamental, haver alunos que estão na sala de aula, mas que não apresentam nenhum interesse em realizar as atividades propostas pelo professor. Sempre estão indisciplinados e de certa forma acabam prejudicando o desenvolvimento, inclusive, dos outroscolegas.
Outro fator que também paralelo a este ocorre, diz respeito à postura pedagógica do professor. Percebe-se que, a questão do professor apresentar uma prática pedagógica que chame a atenção do aluno, continua sendo a grande problemática da escola em relação ao favorecimento de uma aprendizagem significativa.
É, sem dúvida, imprescindível que para o aluno participar ativamente daspropostas de atividade que o professor leva para sala de aula, elas têm de ser embasadas em metodologias que estimulem ao aluno a participar da aula.
A auto-estima para ser efetivada, a ação docente precisa se dá conta de que, para a aprendizagem ser concretizada, a prática pedagógica do professor deve proporcionar atividades que tenham sentido para o aluno.
É importante ressaltar que, aauto-estima para ser um fator que estimule o aluno a ler e escrever, o professor precisa compreender como trabalhar com os conteúdos e relacioná-los com a realidade da turma. Esta é uma aprendizagem significativa. Os textos, por exemplo, precisam ser sobre o universo das crianças, na mesma proporção, a produção da escrita.
Importa para que o professor trabalhe bem na sala de aula que ele conheça deperto a própria prática pedagógica, como agir junto aos alunos que apresentam determinadas dificuldades. De posse do conhecimento sobre educação e sobre a importância de colocar o aluno como sujeito da aprendizagem, o desenvolvimento, principalmente da leitura e escrita poderá ser concretizado na escola com mais facilidade.

2. IMPORTÂNCIA DA AUTO-ESTIMA
Fator indispensável nodesenvolvimento da leitura e da escrita

2.1 – NECESSIDADE DE MUDAR – PROFESSOR RENOVADO
As reformas em educação das últimas décadas apontam uma demanda criteriosa a respeito da postura do professor em relação à forma pela qual atua em sala de aula. O que se discute hoje entre os profissionais e educação sobre essa questão é que, depende exclusivamente de uma prática pedagógica de qualidade a formação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Importância da auto estima
  • Importancia da atividade esportiva para a auto-estima e qualidade de vida
  • Auto estima
  • Auto estima
  • Auto estima
  • Auto estima
  • Auto-estima
  • Auto-estima

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!