A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA PARA GESTÃO DA EMPRESA

Páginas: 15 (3516 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2014
RESUMO

No contexto de um mundo globalizado, em que a competição faz parte da vida diária das organizações, há contínua e progressivamente, a necessidade de informações úteis que permitam à gestão tomar decisões, atingirem os objetivos e obter perspectivas para o futuro. A auditoria interna, apesar de recente, tem vindo a afirmar-se e assumir um papel cada vez mais relevante das organizações,como função de apoio à gestão, com atribuições mais amplas, com responsabilidades numa gestão eficaz e consequentemente na sociedade em geral.


INTRODUÇÃO

As organizações estão em transformações de reengenharia para mudarem as suas metas e os seus processos com vista a responder adequadamente a uma envolvente em constante mutação. Neste quadro de mudança e de crescente competitividade, emtodos os segmentos de mercado, as organizações procuram ganhos de produtividade e aperfeiçoam os seus métodos e ferramentas de gestão.
A sociedade, maioritariamente estruturada numa óptica de economia de mercado, exige que a função de auditoria seja cada vez mais interveniente no diagnosticar determinadas situações, nomeadamente da viabilidade da empresa, denúncia de fraudes e atos ilegais,apreciação da economia, eficiência e eficácia das organizações. Neste sentido, o papel desempenhado pela auditoria interna tem emergido com um elevado desenvolvimento como um reflexo das necessidades e expectativas da organização como um todo para sobreviver e singrar numa determinada fase de desenvolvimento.


ENQUADRAMENTO DA AUDITORIA INTERNA NA GESTÃO

A importância e benefícios da auditoriainterna: De acordo com os resultados da pesquisa “Auditoria Interna no Brasil”, apurado pela empresa Deloitte demonstram um alto grau de concordância das percepções de auditores e executivos de negócios (CEOs, CFOs e outros executivos em cargos de liderança) em relação ao nível de confiança no trabalho da auditoria interna das suas empresas. Apesar do nível de confiança existente, foi observadoque a auditoria interna ainda tem um grande desafio a vencer em temas como objetividade, comunicação, mensuração dos resultados e conhecimento das particularidades da empresa e do seu segmento de negócio.
Em relação às vantagens proporcionadas pelas atividades de auditoria interna às empresas, a pesquisa destaca a capacidade dessa função em identificar riscos de negócio e garantir maior eficiêncianos processos internos. Essas respostas sugerem, por um lado, que os profissionais da área já estão trabalhando efetivamente com foco na gestão de riscos empresariais e, por outro, que os executivos já assimilam essa mudança.
Para os gestores, o suporte à governança corporativa aparece em terceiro lugar na lista de benefícios da auditoria interna. Esse item foi classificado com o mesmo grau deimportância do item “favorecer a aderência às normas internas e regulamentações”.
O estudo revela, porém, que não está claro para a alta administração que o trabalho da auditoria interna e um bom gerenciamento de riscos podem contribuir para a redução de custos e a otimização de receitas. Enquanto mais da metade dos executivos elege como principal benefício da auditoria interna a identificação deriscos e o seu gerenciamento (51%), a redução de custos é apontada por apenas 7% e a otimização de receitas nem sequer é considerada. O percentual de auditores internos assinalando o item “reduzirem os custos” é ainda menor (5%). Essas respostas revelam que ainda não são perceptíveis, aos executivos e aos auditores internos, os benefícios financeiros (identificação de ganhos ou redução de perdas)decorrentes dos trabalhos de auditoria interna.
Essa indicação permite concluir que, para se disseminar uma percepção mais clara dos benefícios da auditoria interna, será preciso buscar meios de quantificar o valor proporcionado pela função e balizar a atuação da área na consecução das estratégias de negócio nas organizações. Na medida em que os benefícios originados a partir dos trabalhos se...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • importância da auditoria interna nas empresas
  • A importancia da auditoria interna para uma empresa
  • A importância da auditoria interna nas empresas
  • A importância da auditoria interna para as empresas
  • Auditoria interna na gestão de empresas
  • A importancia da auditoria interna nas empresas s.a
  • Importância da Auditoria Interna Como Ferramenta de Gestão
  • Auditoria interna: a importância da auditoria interna contábil como instrumento de verificação e controle nas...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!