A importância da auditoria interna contábil como instrumento

Páginas: 27 (6704 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
1 A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA CONTÁBIL COMO INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO E CONTROLE.

1. ABORDAGEM GERAL As empresas impulsionadas ao cumprimento de seus objetivos, procuram sua continuidade através do crescimento e da diversificação das atividades que asseguram ao empresário a constituição de um patrimônio e o retorno necessário a suas expectativas. Devido a esse fato, a administraçãopassa a necessitar de alguém que lhes afirme que os controles internos e as rotinas de trabalhos estão sendo habilmente executados e que os dados contábeis merecem confiança, pois devem espelhar a realidade econômica e financeira da empresa. Atualmente as companhias estão expandindo cada dia mais suas atividades diversificando e aumentando sua capacidade de produção, contratando funcionários einaugurando filiais, despertando assim preocupações no sentido de controlar e obter informações confiáveis de pessoas independentes aquelas que as executam. Visando resguardar seus interesses, as empresas devem implantar uma área de auditoria interna, que tem por finalidade fornecer aos administradores, em todos os níveis, informações confiáveis que os auxiliem na tomada de decisões. A ação de auditoriainterna estende-se por todos os serviços, programas de operações e controles existentes na empresa. Para que essa avaliação seja efetuada com sucesso, os auditores necessitam de um apoio constante na empresa para que se obtenha um desempenho satisfatório de suas responsabilidade com abrangência e independência. O presente artigo visa demonstrar como a auditoria interna pode contribuir paraaumentar a confiabilidade nas informações contábeis. Algumas considerações sobre o tema Auditoria Interna

É fundamental que o profissional contábil tenha uma constante atualização em suas atividades, pois é inaceitável que esse profissional não absorva as mudanças que envolvem a sua área e será através das informações avaliadas por ele que a gerência poderá embasar-se na tomada de decisões.

2
Asempresas, impulsionadas ao atendimento de suas metas, proporcionadas por uma política sólida e estruturada de melhor aproveitamento de sua potencialidade, procuram sua continuidade através do crescimento e diversificação das atividades econômicas que assegurem, aos empresários, a construção de um patrimônio e o retorno necessário às suas expectativas. (ATTIE, 1987, p.25). A profissional contábilgerência todo o sistema de informação, os bancos de dados que propicia tomada de decisões tanto dos usuários internos como externos. Toda sociedade espera transparência dos informes contábeis, resultados não só de competência profissional, mas, simultaneamente, de postura ética. (MARION, 2005, p.27).

De forma objetiva, os procedimento de auditoria ocorre da seguinte maneira: a) Os auditorescontábeis emitem um parecer sobre as demonstrações patrimonial e financeira; b) Essa análise é transmitida através de um relatório elaborado pelo próprio auditor; c) As informações que constam nesse relatório servirão de base para uma averiguação detalhada sobre a real situação da empresas. Partindo desse princípio é que detecta-se a necessidade de uma auditoria nas informações internas de umaorganização, pois, é através de tal verificação que serão constatadas fraudes e erros, sejam involuntários ou não.

As informações devem ser coletadas, armazenadas e processadas de forma operacional. O fundamento da operacionalidade significa que todos os que trabalham com informação contábil devem saber e sentir que estão operando com dados reais, significativos, práticos e objetivos; Com isso,teremos uma utilização gerencial, ou seja, uma utilização prática e objetiva. (PADOVEZE, 2004, p. 55).

A principal finalidade de um auditor contábil é prestar conta das informações analisadas por ele, pois o seu trabalho consiste em demonstrar a exatidão das informações registradas pela parte operacional da empresa. O sistema de controle interno nada mais é do que um conjunto de procedimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Auditoria interna: a importância da auditoria interna contábil como instrumento de verificação e controle nas...
  • A importância da ética no processo de auditoria interna contábil
  • A Importância da Auditoria Interna como Instrumento de Controle Administrativo e Gestão
  • Auditoria interna contabil
  • Auditoria interna como instrumento preventivo
  • Auditoria Interna Contábil
  • importância da auditoria interna nas empresas
  • A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!