A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA DE SAÚDE REALIZADA PELOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM NO COTIDIANO DAS INSTITUIÇÕES DE SAÚDE: uma revisão literária.

Páginas: 31 (7553 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
INTRODUÇÃO

O conceito de auditoria (audit) foi proposto por Lambeck em 1956 e tem como premissa a “avaliação da qualidade da atenção com base na observação direta, registro e história clínica do cliente” (CALEMAN, 2003). No Brasil, o sistema Nacional de Auditoria foi criado pela Lei nº 8689, de 7 de março de 1993, artigo 6º, e regulamentado pelo Decreto-Lei nº 1651 de 28 de setembro de 1995(BRASIL, 2006). Tanto a lei como o decreto tiveram um processo de discussão intensa entre as três esferas de governo, a fim de preservar os preceitos contidos nas leis 8080/90 e 8142/90 e na Constituição Federal.
As atividades de auditoria têm foco nos processos e resultados da prestação de serviços. Voltadas para o campo da assistência à saúde, a auditoria pressupõe e delineia um modelo deatenção de acordo às normas de acesso, diagnóstico, tratamento e reabilitação e trabalha no controle e avaliação da assistência que realmente é ofertada ao cliente, ou seja, sua finalidade maior é comparar o modelo aceito e de acordo com as normas vigentes de atendimento com aquele que é oferecido, cotidianamente, nas instituições de saúde. Com base nos resultados obtidos as providências sãotomadas.
Neste cenário, a auditoria em saúde é instrumento, que por sua vez, necessita de um operador, encaixando-se, então, a função do Auditor. Para REMOR (2003), o Auditor é guiado através da linguagem, pois o modo como faz suas perguntas e conduz as entrevistas, inquéritos, questionários é que determina o produto do seu fazer, dentre eles o relatório, o parecer técnico.
Em Enfermagem, auditoriapressupõe avaliação e revisão detalhada de registros clínicos selecionados por profissionais para a verificação da qualidade da assistência, sendo, portanto, uma atividade dedicada à eficácia de serviços, que utiliza como instrumentos o controle e a análise dos registros (HERMIDA, 2004).
A função do Enfermeiro relaciona-se, intimamente, com os conceitos-chave de auditoria, pois é baseada nocuidado prestado ao cliente, e para corresponder às exigências de seu trabalho, constantemente, ele determina suas atividades, traça um plano de cuidados, individual e diário, mensurando e avaliando a qualidade da assistência prestada.

1. AUDITORIA: desde as práticas iniciais até seu desenvolvimento no Brasil e incorporação ao setor saúde.

A auditoria teve sua origem na área contábil, cujosfatos e registros datam de 2.600 antes de Cristo. Porém, é a partir do século XII depois de Cristo, que esta técnica passa a receber o nome de auditoria, constatando-se na Inglaterra o seu maior desenvolvimento com a Revolução Industrial. Deste modo, a prática de auditoria recebeu novas diretrizes na busca de atender às necessidades das grandes empresas (BRASIL, 2005).
A palavra auditoria temsua origem no latim “audire” que significa ouvir. Toda pessoa que possui a função de verificar a legitimidade dos fatos econômicos e financeiros, prestando contas a um superior, poderia ser considerado como um auditor (COSTA, 2004). Segundo Buzatti (2005), o serviço de auditoria sempre esteve associado ao controle administrativo-financeiro das organizações.
Para Attie (2002), o surgimento daauditoria está ancorado na necessidade de confirmação da realidade econômica e financeira do patrimônio, dos controles e rotinas das empresas, a fim de conceder-lhes alternativas como ferramenta de trabalho, controle, assessoria e administração, e ocorreu principalmente em virtude do surgimento de grandes empresas simultaneamente ao desenvolvimento econômico que propiciou a participação na formaçãodo seu capital.
A literatura apresenta várias definições de auditoria. Dentre elas, Encalado (2002), define auditoria como uma atividade realizada por pessoa qualificada e independente que consiste em analisar, mediante a utilização de técnicas de revisão e verificação idôneas, a informação econômico-financeira deduzida de documentos contábeis, tendo por objetivo, a emissão de relatórios...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • “AUDITORIA EM SAÚDE: UMA FERRAMENTA DE ENFERMAGEM COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING PROFISSIONAL”.
  • Importancia do laboratorio nas instituições de saúde
  • A importância da participação do profissional de saúde no
  • AUDITORIA DE ENFERMAGEM E A QUALIDADE DA ASSISTÊNCIA EM SAÚDE
  • IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA EM SERVIÇO DE SAÚDE SUPLEMENTAR
  • A socioloia (da saúde) na formação de profissionais de enfermagem
  • A IMPORTÂNCIA DA ANATOMIA PARA PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE
  • A importância da Gestão de Serviços de Saúde no cotidiano do proficional tecnologo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!