A importância da atividade física para a saúde

Páginas: 9 (2202 palavras) Publicado: 18 de março de 2014
UCAM- UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES
JOYCE ARAGÃO DA PAZ










A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDE












GRANJA-CE
2013
UCAM- UNIVERSIDADE CANDICO MENDES
JOYCE ARAGÃO DA PAZ









A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE FÍSICA PARA A SAÚDEArtigo Científico Apresentado à
Universidade Candido Mendes-
UCAM, como requisito parcialPara a obtenção do título de
Especialista em (Educação
Física Escolar).












GRANJA-CE
2013

A IMPORTANCIA DA ATIVIDADE FISÍCA PARA ASAÚDE


Joyce Aragão da Paz




RESUMO

A importância deste estudo é mostrar a necessidade que as pessoas possuem atualmente em praticar uma atividade física como forma de melhorar a saúde e viver com mais qualidade de vida, proporcionando a seu corpo uma melhor estética e consequentemente através da atividade física evitar as doenças e sair do sedentarismo que é atualmente um fatorde risco da população independente do sexo do individuo. O objetivo deste artigo é analisar a importância da atividade física para a saúde. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica considerando as contribuições dos autores CALVI (2012), FERNANDES (2012), RIBEIRO (2012), PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1997), entre outros colaboradores procurando mostrar com a pesquisa a importância daatividade física para a saúde de ambas as idades dos que praticam, trazendo uma melhor qualidade de vida e evitando riscos de doenças coronarianas, doenças crônicas e diversas doenças que podem ser adquiridas pela falta de uma prática diária da atividade física. Conclui-se que é de fundamental importância a prática da atividade física para a saúde para evitar diversas doenças e para que possam ter umavida mais longa e saudável independente da idade dos praticantes e do sexo.


Palavras- chaves: Atividade Física, saúde, importância, melhorar e praticar.

Introdução


O presente trabalho tem como tema a importância da atividade física para a saúde, mostrando assim a necessidade da prática diária de uma atividade física como forma de prevenção contra as doenças e proporcionandouma melhor qualidade de vida para os praticantes e também diminuindo as doenças ou até prevenindo.
Nesta perspectiva, construíram-se questões que nortearam este trabalho:
 Quais são os principais benefícios que a atividade física proporciona ao organismo dos praticantes de atividade física?
 Como devemos conciliar atividade física com a alimentação no cotidiano para termos uma saúde comqualidade de vida?
Dados epistemológicos evidenciaram claramente que o sedentarismo é o fator de risco com maior prevalência na população, independentemente do sexo, ou seja, a prática de uma atividade física diária pode diminuir os riscos de certas doenças trazidos pela falta da mesma, proporcionando ao individuo uma melhor qualidade de vida.
Todos sabem que a prática de atividade físicatraz benefícios ao nosso organismo e que ocorrem diversas alterações dentro do corpo tais como: fortalecimento dos músculos, melhora da circulação sanguínea, melhora o funcionamento do coração, melhora a autoestima, reduz sintomas depressivos entre muitos outros benefícios trazidos pela prática da atividade física diária como resalta o a autor abaixo.

Conforme Calvi,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a importância da prática de atividade fisica para saúde.
  • ATIVIDADE FÍSICA E SAÚDE: IMPORTÂNCIA PARA A QUALIDADE DE VIDA DO INDIVIDUO
  • Importância da prática regular de atividade física para a saúde
  • A IMPORTÂNCIA DA APTIDÃO FÍSICA NA SAÚDE
  • A importancia da Educação Física para a saúde
  • importância da aptidão física e saúde
  • A importância da atividade física para o idoso.
  • A importância da atividade física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!