A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE BALANÇO NAS EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE.

1457 palavras 6 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ANÁLISE DE BALANÇO NAS EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE.

Bruno Pedro do NASCIMENTO,
Centro Universitário Dr. Edmundo Ulson - UNAR
Bacharelado em Administração de Empresas Metodologia do Trabalho Científico

RESUMO

Este trabalho descreve as micros e pequenas empresas, suas definições contábeis e fiscais, mostra a contabilidade como instrumento maior da administração, sua importância para micros e pequenas empresas, principalmente a contabilidade gerencial, já que através desta o empresário pode tomar suas decisões com mais segurança. O trabalho apresenta ainda, modelos simplificados de Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado e Demonstração de Fluxo de Caixa, através dos quais se torna possível elaborar índices econômicos e índices financeiros que serão de grande utilidade na administração da empresa, em especial nas empresas de comércio varejista. Finaliza com a conclusão da pesquisa, onde apresenta a importância da contabilidade para a micro e pequena empresa, mostra que ao utilizar a contabilidade, ainda que apenas a contabilidade gerencial, que é a base de uma administração segura, os casos de sucesso e de “sobrevivência” dessas empresas aumentaria de maneira significativa, alem de possibilitar um melhor acompanhamento do desempenho do negócio.

Palavras-chave: Contabilidade Gerencial. Microempresas. Empresas de Pequeno Porte. Planejamento Financeiro.

INTRODUÇÃO

No Brasil a maioria dos negócios em funcionamento são constituídos de micros e pequenas empresas e por isso são de vital importância para a economia do país. Estas empresas são grandes geradoras empregos e riquezas, o que contribui de maneira significativa para o aumento do produto interno bruto do país - PIB.

Entretanto um fator que tem sido bastante estudado é o fato delas não contarem com um sistema de gestão eficaz, o que quase sempre os leva a mortalidade logo nos primeiros anos de vida. Muitas vezes, por desconhecimento ou por falta de

Relacionados

  • Alelopatia
    27562 palavras | 111 páginas