A importância da afetividade na estimulação psicomotora na criança até um ano.

Páginas: 24 (5839 palavras) Publicado: 4 de março de 2015
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA






















A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA ESTIMULAÇÃO
PSICOMOTORA NA CRIANÇA ATÉ 1 ANO






















CURITIBA
2010
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA





















A IMPORTÂNCIA DA AFETIVIDADE NA ESTIMULAÇÃO
PSICOMOTORA NA CRIANÇA ATÉ 1 ANO



Trabalho deConclusão de Curso apresentado a Faculdade Internacional de Curitiba, como requisito parcial para obtenção de Título de Pedagogo.















CURITIBA
2010
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO ..4
2 A IMPORTÀNCIA DA AFETIVIDADE ..7
2.1 ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA ..8
2.2 FAZES DO BEBÊ ..9
2.3 ESTIMULAÇÃO 10
2.4 O PROCESSO DA MASSAGEM 12
3. CONCLUSÃO 16
REFERÊNCIAS 221 INTRODUÇÃO

No estudo que se fez sobre a Importância da Estimulação psicomotora na criança até 1 ano, procurou-se contemplar a seguinte problematização:
Qual a importância do toque, a proximidade e a carícia no desenvolvimento do bebê?
Segundo o Ministério da Educação e Cultura, “a Educação Infantil tem como objetivo desenvolver acriança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”. Ela deve cumprir duas funções indispensáveis e indissociáveis: cuidar e educar (BRASIL, 2008).
O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, documento do MEC, deixa claro a importância do elo cuidar/educar.
No decorrer da pesquisa foram trabalhados alguns objetivos comodescritos abaixo:
* Salientar a estimulação psicomotora através do toque como fator importante no desenvolvimento afetivo da criança até 1 ano..
* Levantar técnicas de estimulação psicomotora através do toque para o desenvolvimento afetivo da criança.
Enfocando o desafio em favorecer conquistas essenciais para as crianças nessa fase: cognitivas, motoras e afetivas. Sendo assim, profissionais epesquisadores da educação preocupam-se, cada vez mais, em equilibrar o modelo assistencialista e o modelo educacional (REFERENCIAL 1998).
É importante trabalhar e resolver a complexidade dos problemas, na estimulação psicomotora das crianças até 1 ano, pois ele visa levar o indivíduo ao progresso, ao pleno desenvolvimento de suas capacidades inatas e adquiridas de forma constante e integradas.Dentro do universo do CEI – Centro Educacional Infantil, esta educação realizou um trabalho fundamentado numa concepção de aluno sujeito e não objeto, que possui autonomia para ser, autor e construtor da sua própria história de vida, capaz de administrar as experiências, as diversas crises do processo existencial.
E para este trabalho a estimulação psicomotora é aplicada nessa fase dodesenvolvimento infantil, tem o propósito de auxiliar a criança a apropriar-se concretamente do mundo ao redor, relacionando-se com ele. Explorando as possibilidades de movimento do corpo, manusear objetos, exercitar sensações e percepções, movimentar-se em grandes e variados espaços e relacionar-se com outros grupos, facilita a interiorização de um vocabulário sensório-motor, não-verbal.
Procurou-se nestapesquisa, também, embasamento em Wallon (apud NICOLA, 2004), que como pedagogo, se preocupou com a relação psicomotora, afeto e emoção. Para ele, o indivíduo precisa de contato humano, afeto.
Assim também o educador é enfocado como alguém que busca continuamente ser o facilitador, sensibilizador, o articulador do processo de educação, que visa construir junto com o educando as competênciasnecessárias para sua autonomia, o seu desenvolvimento a partir da sua identidade, singularidade como “pessoa”, única que é levando-o a uma maior integração consigo mesmo, com as pessoas, as coisas, o mundo, o universo onde está inserido.
As limitações às quais o ser humano se impõe durante sua curta existência devem estar na especialização e execução de tarefas e habilidades mais simples e básicas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da estimulação psicomotora no ensino infantil
  • Atividades para crianças até 3 anos
  • Estimulação psicomotora
  • Estimulação precoce de crianças em desenvolvimento de zero a três anos.
  • A IMPORTÂNCIA DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA NO APRENDIZADO DE CRIANÇAS COM AUTISMO
  • Contação de histórias para crianças até 3 anos
  • Artigo
  • A IMPORTÂNCIA DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS FAMILIARES (SCFV) PARA CRIANÇAS DE ATÉ 6...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!