A importância da ação na construção do conhecimento segundo piaget.

Páginas: 11 (2680 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
A importância da ação na construção do conhecimento, segundo Piaget.

Jean Piaget, nasceu em 9 de agosto de 1896, Suíça. Sua formação inicial foi a Biologia, era também filósofo. Dizia-se, mais estritamente um epistemologista, pois investigava como o conhecimento se desenvolvia nos humanos. Sua forma de investigar o mundo pela Biologia influenciou alguns conceitos da sua teoria sobre odesenvolvimento e conseqüentemente, esses estudos acabaram por influenciar principalmente as áreas da Psicologia, e da Educação. Uma de suas pesquisas, estudo que ajudou no conhecimento do desenvolvimento da criança, foi sobre a ação na construção do saber.
Segundo este cientista, a criança já nasce com um pré-disposição biológica e, ao agir com o meio, estaria desenvolvendo sua inteligência. Acriança, deste modo, se adapta ao meio ambiente, organizando-o em sua mente, de forma classificatória.
Para que esse fato ocorra, Piaget descreve a criança como possuidora de esquemas/estruturas constantemente modificáveis. Isto é, a criança, ao nascer, possui uma estrutura cognitiva que, ao longo de sua vida, ao aprender e ter um maior conhecimento da realidade que o cerca, vai se multiplicando e sedividindo de acordo com cada especialidade.
Piaget teve três filhos sobre os quais ele apoiou sua pesquisa. A cada um de seus filhos ele observava e estudava as idades, dividindo-as em estágios.
O primeiro estágio ele classificou em Sensório Motor (0 a 2 anos) onde, a partir de reflexos neurológicos básicos, o bebê começa a construir esquemas de ação para assimilar mentalmente o meio. Não dispõeda capacidade de pensamento, tudo é através dos sentidos; precisa tocar; está presa ao aqui e agora da situação; explora o mundo com o corpo. A inteligência é prática. As noções de espaço e tempo são construídas pela ação. O contato com o meio é direto e imediato, sem representação ou pensamento. Por exemplo: O bebê pega o que está em sua mão; ”mama” o que é posto em sua boca; “vê” o que estádiante de si. Aprimorando esses esquemas é capaz de ver um objeto, pegá-lo e levá-lo a boca.
No segundo classifica como Pré-operatório (2 a 7 anos) também chamado de estágio da Inteligência Simbólica. Caracteriza-se, principalmente, pela interiorização de esquemas de ação construídos no estágio anterior.
A criança neste estágio:
• É egocêntrica, centrada em si mesma, e não consegue secolocar, abstratamente, no lugar do outro.
• Não aceita a idéia do acaso e tudo deve ter uma explicação (é fase dos "por quês").
• Já pode agir por simulação, "como se".
• Possui percepção global sem discriminar detalhes.
• Deixa se levar pela aparência sem relacionar fatos.

A criança já é capaz de representar a sua realidade e as suas vivências, por meio de diferentessignificantes:


- Jogo: Segundo Piaget o jogo simbólico é uma das atividades mais importantes realizada pela criança. A criança ao jogar está organizando e conhecendo o mundo, por outro lado, o jogo também funciona como "terapia" na libertação das suas angustias. Além disto, através do jogo podemos perceber situações vividas pelas crianças, por exemplo, como é sua relação familiar.


-Desenho: A criança exprime nos seus desenhos a realidade que ela vive, não há realismo na cor, e nem há preocupação com os tamanhos. A criança vai desenhar as coisas à sua maneira e segundo os seus esquemas de ação e não se preocupa com o realismo.


- Linguagem: A linguagem, neste período, começa a ser muito egocêntrica, pouco socializada, ou seja, a linguagem está centrada na própria criança. Elanão consegue distinguir o ponto de vista próprio, do ponto de vista do outro e, por isso, revela certa confusão entre o pessoal e o social, o subjetivo e o objetivo. Este egocentrismo não significa egoísmo moral. Traduz, "por um lado, o primado da satisfação sobre a constatação objetiva... e, por outro, a deformação do real em função da ação e ponto de vista próprios. Nos dois casos, não tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO SEGUNDO PIAGET
  • A Construção do Conhecimento Segundo Piaget
  • A importância da leitura na construção do conhecimento
  • A importância da imagem na construção do conhecimento
  • A importância da leitura na construção do conhecimento científico
  • A importância da didática como ferramenta na construção do conhecimento
  • A importância do erro na construção do conhecimento Cartesiano
  • a importância da arte na formação e construção do conhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!