A importância da ética no processo de auditoria interna contábil

Páginas: 10 (2350 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
FACULDADE DE IMPERATRIZ - FACIMP
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

JOSÉ AUGUSTO BEZERRA DE SOUSA
JOSIMAR NUNES DA SILVA
SARA GONÇALVES LEITE

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA CONTÁBIL

Trabalho apresentado ao Curso de Ciências Contábeis da Disciplina de Auditoria do 7° período, para obtenção de nota parcial.

Orientadora: Prof.ª Ocionira Rodrigues SoaresImperatriz
2012
A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA NO PROCESSO DE AUDITORIA INTERNA CONTÁBIL

José Augusto Bezerra de Sousa¹
Josimar Nunes da Silva¹
Sara Gonçalves Leite¹
Ocionira Rodrigues Soares²

RESUMO
A Auditoria é um ramo em constante crescimento, que tem como principal elemento de estudo o patrimônio da entidade. Sua importância existe por seu um órgão de prevenção a fraudes e erros nasorganizações, pois visa proporcionar total transparência sobre os fatos. No entanto se faz necessário a Ética Profissional por parte dos auditores, por isso o presente artigo busca evidenciar a presença da ética interligada com papel do auditor nos controles internos e obtendo assim um bom trabalho de auditoria interna nas organizações. Para a realização do presente estudo, a metodologia aplicada foi decaráter exploratório teórico, onde foram desenvolvidas leituras e interpretações em material disponível eletronicamente e também pesquisas bibliográficas.

Palavras-Chave: Auditoria Interna. Contador. Código de Ética. Controles. Ética Profissional.


1 INTRODUÇÃO

1.1 Objetivos

Este artigo tem como objetivo principal, demonstrar a importância da ética no processo de auditoria internacontábil como instrumento de segurança e confiabilidade, no sentido de verificar se as atividades rotineiras estão sendo seguidas pelos subordinados da empresa.

1.2 Aspectos metodológicos

Para a realização do presente estudo, a metodologia aplicada foi de caráter exploratório teórico, onde foram desenvolvidas leituras e interpretações em material disponível eletronicamente e tambémpesquisas bibliográficas.

2 HISTÓRIA DA CONTABILIDADE

2.1 Surgimento

A história da contabilidade está ligada às primeiras manifestações humanas, da necessidade social de proteção, à posse e de perpetuação e interpretação dos fatos ocorridos com o objeto material de que o homem sempre dispôs para alcançar os fins propostos.
No início a contabilidade era utilizada para verificar o crescimentoda riqueza, e com o passar dos tempos, ela se tornou uma ferramenta indispensável para administração de uma organização, seja ela pública ou privada, toda a rotina da empresa é analisada através da contabilidade. Dessa forma a contabilidade tornou-se um auxiliar no processo administrativo, demonstrando suas receitas, despesas, através dos seus ativos e passivos, apresentando um resultado imediatosobre a real situação da empresa, para com seus investidores.
Após a comprovação de que a Contabilidade sempre existiu desde de a antiguidade, a ciência Contabilidade começou a se desenvolver de forma concreta e objetiva.
Segundo Marion (1998, p.33):

A contabilidade, entretanto, vai atingir a sua maturidade entre o século XIII a XVI dC (comércio com as Índias, burguesia, renascimento,mercantilismo etc.), consolidando-se pelo trabalho elaborado pelo frade franciscano, Frei Luca Pacioli, que publicou na Itália, em 1994, um tratado sobre a contabilidade que ainda hoje é de grande utilidade no meio contábil. Assim nasceu a Escola Italiana de contabilidade que dominou o cenário mundial até o ínicio do século. O desenvolvimento da contabilidade foi notório nos Estados Unidos, em nossoséculo, principalmente após a depressão de 1929, com a acentuação de pesquisas nessa área para melhor informar o usuário da contabilidade. A ascensão cultural e econômica dos EUA, o crescimento do mercado de capitais e, consequentemente, da auditoria, a preocupação e tornar a contabilidade algo útil para a tomada de decisões, a atuação acentuada do Instituto dos contadores Públicos Americanos, a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância da auditoria interna contábil como instrumento
  • Auditoria interna: a importância da auditoria interna contábil como instrumento de verificação e controle nas...
  • Auditoria interna contabil
  • Auditoria Interna Contábil
  • importância da auditoria interna nas empresas
  • A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES
  • A importância da independência na auditoria interna
  • a importancia da auditoria interna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!