A IMPORTÂNCIA DO JOGO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM.

2828 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre “A importância do jogo no processo ensino aprendizagem”, tendo com questão problema: Como o lúdico pode contribuir no processo ensino aprendizagem.
Apartir da convivência com seus semelhantes o ser humano está sempre em busca de novas descobertas, isto lhe garante sobrevivência tomando um ser crítico e participativo no meio em que vive. O lúdico não é algo externo da criança, podemos analisar como algo que fez parte do interior de cada uma delas e tornar comum em seu cotidiano. A atividade lúdica é de extrema necessidade para o desenvolvimento da criança, pois é através da mesma que ela conhece suas limitações, estabelece amizades, vivencia realidades diferentes, entre outras atividades significativas. Desta forma a imaginação cria asas, levando - a ao início do processo de desenvolvimento que desencadeará uma aprendizagem significativa, dando subsídios básicos aos conhecimentos que serão adquiridos ao longo de sua vida acadêmica.
A palavra lúdico significa brincar, jogar e nos faz relembrar também a conduta de quem brinca se diverte. Segundo Olivier Apud Gonçalves (2007, p.146), “o lúdico é um fim em si mesmo, ou seja, o lúdico não é um meio por meio do qual alcançamos outro objetivo, seu objetivo é a vivência prazerosa de sua atividade. É o “gosto porque gosto” que as crianças falam para expressar suas preferências”.
O lúdico exerce um fascínio muito grande como recurso pedagógico, uma vez que é inerente ao ser humano e o que é melhor, a sua parte alegre reporta - se aos momentos em que está feliz. É importante entender que a utilização do lúdico como recurso pedagógico na sala de aula pode parecer um caminho possível para ir ao encontro da formação integral da criança e do atendimento às suas necessidades, onde o educador pode e deve construir sua prática pedagógica de maneira consciente, crítica e reflexiva.
Segundo Rau (2007, p. 98), “[...] utilizando diferentes papeis, a criança cria e recria

Relacionados

  • Memorial
    13783 palavras | 56 páginas
  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas