A IMPORTÂNCIA DE UMA POLÍTICA DE PRECIFICAÇÃO ADEQUADA

635 palavras 3 páginas
A IMPORTÂNCIA DE UMA POLÍTICA DE PRECIFICAÇÃO ADEQUADA

Alguns anos atrás era muito comum encontrar pequenos comerciantes locais cobrando preços exorbitantes por artigos de consumo no dia a dia única e exclusivamente em função da comodidade que o consumidor teria em adquiri-los, justificando desta forma uma precificação que era composta basicamente por “compro por ‘tanto’ e vendo pelo dobro”. Hoje em dia, com a globalização dos mercados, a franca expansão da economia e o fácil acesso a bens diversos a competição torna-se acirrada e uma precificação que esteja em consonância com as necessidades do mercado corrente mas que também busquem a melhor lucratividade possível sem perder competitividade, pode ser a diferença crucial entre o sucesso de um negócio financeiramente saudável ou a completa falência por falta de compreensão dos fatores componentes dos preços das mercadorias e serviços.
Quando falamos em esforços de comercialização devemos levar em consideração quatro aspectos principais das operações a serem analisados: Produto, praça, preço e promoção, o chamado composto de marketing. Todos os demais componentes deste composto são de elevada importância para a formação do preço, haja visto todas as variáveis que podem influenciá-lo (poder aquisitivo dos consumidores locais, disponibilidade de produtos concorrentes, atuação dos competidores e etc...). Além desses fatores, devemos considerar com especial atenção o ciclo de vida do produto, que cruzado com as informações de potencial de consumo e características do produto definirão, por exemplo, se um produto de forte apelo popular terá um preço agressivo visando penetração ampla em seu lançamento ou se o mesmo priorizará a lucratividade em uma estratégia em que tenciona-se que o produto atenda a ninchos menores mas que garanta excelentes ganhos em margem de lucro.
Quando a concorrência baseia-se meramente em uma guerra de preços, todos saem perdendo e é nociva para todos os players do mercado de uma forma

Relacionados