A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA A ADMINISTRAÇÃO

1181 palavras 5 páginas
A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE GERENCIAL PARA A
ADMINISTRAÇÃO

1 INTRODUÇÃO

Os administradores e contadores tem uma relação próxima e direta dentro da companhia, já que o contador precisa do administrador para manter a o resultado da companhia positivo e o administrador precisa do contador para visualizar e analisar o andamento dos resultados. Juntos eles se completam para manter a organização ativa e com lucro. O sistema contábil proporciona aos gestores e também aos usuários externos uma visão geral da organização, servindo de ligação entre os sistemas de informação, como marketing, recursos humanos, pesquisa e desenvolvimento e produção. Com este embasamento esse artigo objetiva demonstrar a Contabilidade Gerencial como uma atividade principal na vida econômica. Ela tem por objetivo auxiliar os administradores de empresas em suas funções gerenciais. O sistema de informação gerencial está direcionado para que os recursos econômicos tenham mais utilidade de modo a recolher, organizar e comunicar os dados sobre o desempenho das atividades na organização.

2 CONCEITO DE CONTABILIDADE

A contabilidade pode ser definida como a ciência que controla e registra (através de diversas técnicas) a entrada e saída de recursos de uma organização, através do estudo do patrimônio da mesma. Tornando-se assim essencial para empresas de qualquer porte. FRANCO (1997, p. 21) definiu a contabilidade da seguinte forma:

““ Contabilidade é a ciência (ou técnica, segundo alguns) que estuda controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial”.

Conforme sua evolução a contabilidade tornou-se importante para todos os membros da companhia, tornando-se assim interesse de todos, para alcançar os resultados esperados. Para Marion (2008,

Relacionados

  • O papel da tecnologia da informação no contexto da gestão
    12676 palavras | 51 páginas
  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas