A Imaginação e a Paixão em Hume

Páginas: 4 (878 palavras) Publicado: 13 de agosto de 2013
A Imaginação e a Paixão em Hume.

“As paixões têm antes por efeito a restrição do alcance do espírito, a sua fixação em idéias e objetos privilegiados. Pois o fundo da paixão não é o egoísmo, mas,o que é ainda pior, a parcialidade: nós nos apaixonarmos inicialmente por nossos pais, nossos próximos e nossos semelhantes (causalidade, contigüidade, semelhança restritas). E isso é mais grave doque se fôssemos governados pelo egoísmo. (…)” Hume.
As coisas somente são belas de acordo com o olhar, as sensações e as impressões de cada indivíduo, portanto é um fenômeno subjetivo. Daí o conceitode paixão em Hume. Esta é a subjetividade que limita cada pessoa e aprisiona o espírito de acordo com o descontrole da paixão. Tornamos-nos presas de um sentimento poderoso, vivido por cada um de nós.Segundo Hume, a paixão é pior que o egoísmo por apresentar parcialidade e restringir nossa percepção geral de mundo. Assim não podemos estender nossa ação em prol do bem comum, pois nos limitamosàquilo que nos interessa e não ao que realmente importa a todos.
É necessário que haja um autocontrole para que se possam resistir às turbulências da paixão. Diferentemente da paixão, podemos nos apegarao bom gosto que não nos atrela as nuanças emotivas, que mesmo assim nos satisfaz sem que precisemos nos alterar.
Quando nos fixamos somente naquilo que nos apaixonamos (objetos, idéias)privilegiamos somente um aspecto que limita a imaginação e consequentemente o conhecimento.
A imaginação é provida de impressões e sensações variadas. A paixão diminui esta gama de possibilidades. Portantonossa realidade torna-se prejudicada, pois quando a imaginação está sujeita a paixão fica incapaz de recriar outras realidades.
O papel do conhecimento é ampliar nossas faculdades de entendimento domundo e criar capacidades para tornarmos imparciais.
A imaginação amplia o conhecimento e, sobretudo o domínio sobre nossas sensações. Aquele que se utiliza do conhecimento, dificilmente cai na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A imaginação
  • A imaginação
  • imaginação
  • imaginação
  • Imaginaçao
  • Paixão
  • Paixão
  • IMAGINAÇAO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!