A imaginação de marketing

Páginas: 7 (1639 palavras) Publicado: 4 de junho de 2011
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Sócio-Econômico
Departamento de Ciências da Administração
Estratégia Mercadológica - 2010-2

Position Paper

“A Imaginação de Marketing”

Examina estratégias que renderam excelentes resultados para a IBM, General Motors, Revlon, McDonald's, Xerox e outros gigantes empresariais. Trata-se de obra de consulta obrigatória aos que desejamutilizar o marketing como uma poderosa ferramenta de análise para o desenvolvimento de novos negócios. O livro aborda inclusive o famoso artigo "Miopia em marketing", além de outros temas como: a industrialização de serviços, diferenciação, ciclo de vida do produto, imitação inovativa, marketing e seus dissabores, entre outros.
Todo administrado busca soluções rápidas e mágicas para problemasperturbadores, buscando o alívio rápido das aflições e a redução dos riscos do futuro incerto, eles também acabam sendo vulneráveis as alegações das pessoas “de fora”. Diante deste cenário “A imaginação de marketing”, por meio dos cases, busca refletir que a maneira de lidar com “quais são as novidades”, é principalmente estar bem informado e pensar direito.
No mundo dos negócios há umavariedade de fórmulas conflitantes de sucesso oferecido por seus profissionais e professores. No caso dos profissionais, são explicações de “como fazemos”, transformam-se em filósofos para indicar como os outros deveriam agir. Por outro lado, os professores vão além das explicações, abordando conceitos, análises, teorias, as quais acabam nos convertendo em consultores na maioria das vezesinconsistentes. Estas profissões são muito respeitáveis e possuem suas verdades, porém acabam diminuindo sua reputação quando, quando um invade demasiadamente a área da outra.
De acordo com os professores os requisitos de sucesso competitivo são:
1. O propósito de uma empresa é criar e manter clientes.
2. Para isso é necessário produzir e entregar os bens/serviços que eles querem evalorizam, a preço razoável e condições atrativas, ao número de clientes suficientemente grande.
3. Para dar continuidade as receitas produzidas deverão exceder os custos, e as quantidades produzidas deverão ser suficientes e regulares, a fim de atrais e manter investidores.
4. Nada do que foi citado até então deve ser feito por instinto ou acidente.
5. Em todos os casos deve haver umsistema de recompensar, auditorias e controles, para garantir que o que foi intencionado seja feito com qualidade.

É evasivo dizer que o propósito de uma empresa é ganhar dinheiro, pois é como afirmar que o propósito da vida é comer, e o lucro deve ser visto como um requisito, e não como um propósito, pois pode ser obtido até mesmo de forma ilícita. A visão de marketing do processoempresarial mais coerente é: que o propósito de uma empresa é criar e manter clientes, por levar a necessidade de descobrir o que elas realmente desejam, e assim, tentar atender a estes desejos e valores. Isto proporciona uma orientação específica e tem mérito moral.
Após a divulgação do artigo Miopia de Marketing, as estratégias de marketing foram vistas de forma que todas as energias deveriamser dirigidas à satisfação do consumidor, e nada mais. O resto seria feito de acordo com o bom senso. Anos mais tarde o autor propôs “a matriz de marketing”, uma proposta mais sensata, onde se focava nos objetivos empresariais, estabelecendo um equilíbrio necessário, com algum nível aceitável de risco, das condições do ambiente externo com as condições do ambiente interno.
Um dos grandesfatores que levaram à globalização é a tecnologia que é uma poderosa força que impele o mundo a um púnico ponto convergente. O resultado é uma nova realidade comercial - o surgimento explosivo de mercados globais para produtos globalmente padronizados, mercados gigantescos em escala mundial.
As empresas orientadas para esta realidade, geralmente são as multinacionais, as quais têm presença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A imaginação de marketing
  • Paper A Imaginação de Marketing
  • Paper a imaginação de marketing
  • Resenha do livro
  • paper livro
  • A imaginação
  • A imaginação
  • imaginação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!