A IMAGEM POLÍTICA DE GETULIO VARGAS

Páginas: 26 (6386 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
A Imagem de Getulio Vargas na Política Brasileira
Image of Getulio Vargas in Brazil Policy
Resumo:
Era importante, também, conquistar a participação da massa de trabalhadores na tarefa de implantar a industrialização. O Estado Novo apelava à “colaboração entre as classes”, difundindo idéias e exaltação do trabalho. Nesse contexto, a imagem política de Getúlio Vargas é moldada a sua época, eraapresentada como o “pai dos trabalhadores” aquele que concedeu as tão desejadas leis trabalhistas.
Palavras chaves: trabalho, imagem, política, industrialização,
ABSTRACT: It was important also to gain the participation of the mass of workers in the task of implementing the industrialization. The New State called for "cooperation between the classes", spreading ideas and exaltation of work. Inthis context, the political image of Getúlio Vargas is molded to its season, was presented as the "father of the workers" who provided the labor laws so desired.
Key-Words: work, image, policy, industrialization








A Imagem de Getulio Vargas na Política Brasileira

Introdução

Decorridos mais de cinqüenta anos de sua ocorrência, o golpe de Estado de 10 de novembro de 1937,depois de introduzir na História política e institucional do País a época do chamado Estado Novo, já pode, ser visto à melhor luz da crítica e da análise imparcial, fora do quadro emocional daquela década, tão marcada de mudanças e transformações.
Em rigor, o Estado Novo não significou uma ruptura do processo democrático inaugurado aparentemente em 1934, porquanto este não chegou em verdade a seconstituir e muito menos a consolidar-se, tal o feixe de contradições que o envolveram desde o momento de sua solene formalização, precedida da ação de uma Constituinte cujo funcionamento não fora de todo normal. Ainda sangravam as feridas do desterro abertas pela comoção de 30.
Tinha-se a sensação de que a restauração de 34 era frágil, sujeita assim pela sua precariedade antes da ocasiãoreduzir-se, visto que continuavam a soprar fortes os ventos da retaliação, seguidos de outros muito mais ameaçadores, consistentes na rajada das ideologias. Foram estas que abalaram as estruturas clássicas do sistema representativo qual se praticara na forma do modelo liberal republicano de 1891.
A imagem política por retratar a realização de um protesto, uma forma de reação das pessoas que lutam pelaconquista de um direito comum. Essa é uma atitude característica do pensamento imagem de getúlio que prega a consolidação do bem estar do povo diante da realidade.

Getúlio Dornelles Vargas
Getúlio Dornelles Vargas nasceu em São Borja (RS) a 19 de abril de 1883. Foi chefe do governo provisório depois da Revolução de 30, presidente eleito pela constituinte em 17 de julho de 1934, até a implantaçãoda ditadura do Estado Novo em 10 de novembro de 1937. Foi deposto em 29 de outubro de 1945, mas voltou à presidência em 31 de janeiro de 1951.
Getúlio Vargas (1883-1954) foi o maior dos estadistas brasileiros. Foi também o mais amado pelo povo e o mais detestado pelas elites. Tinha que ser assim. Getúlio obrigou nosso empresariado urbano de descendentes de senhores de escravos a reconhecer osdireitos dos trabalhadores. Os politicões tradicionais, coniventes, se não autores da velha ordem, banidos por ele do cenário político, nunca o perdoaram.
Getúlio governou o Brasil durante quinze anos sob a legitimação revolucionária, foi deposto, retornou, pelo voto popular, para cinco anos mais de governo. Enfrentou os poderosos testas-de-ferro das empresas estrangeiras, que se opunham à criaçãoda Petrobrás e da Eletrobrás, e os venceu pelo suicídio, deixando uma carta-testamento (anexo 1) que é o mais alto e o mais nobre documento político da história do Brasil.
Vargas visava com seu governo a unir os inúmeros setores que o apoioram, formando um governo de coalizão, uma vez que nenhuma das forças políticas obtinha poder suficiente para assumir o controle isoladamente. Foi o chamado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A política externa de getúlio vargas
  • Política de Getúlio Vargas
  • Getúlio Vargas
  • Getulio Vargas
  • Getulio vargas
  • Getulio vargas
  • Getulio vargas
  • Getulio Vargas: Uma Era

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!