A IMAGEM COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM: O USO DO SITE DE PESQUISA PARA O ESTUDO DOS ELEMENTOS TEATRAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE SALVADOR.

6945 palavras 28 páginas
A IMAGEM COMO FACILITADORA DA APRENDIZAGEM: O USO DO SITE DE PESQUISA PARA O ESTUDO DOS ELEMENTOS TEATRAIS NUMA ESCOLA PÚBLICA DE SALVADOR.

Ana Lucia Ribeiro da Silva1

RESUMO

O conhecimento dos elementos teatrais é fator básico para a iniciação do estudo da linguagem teatral no Ensino Básico. A utilização do site de pesquisa propiciou o aprimoramento desse estudo, quando utilizamos a imagem como propulsora da imaginação criativa dos alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Odorico Tavares, localizado na cidade de Salvador. Nesse texto, temos como objetivo descrever experiências de desenvolvimento de uma metodologia diferenciada, com a utilização do site de pesquisa, e do uso das imagens colhidas, na busca do aprendizado dos elementos teatrais, capaz de propiciar a criação e a recriação da imagem. As atividades visam o aperfeiçoando da capacidade de criação, recriação e reedição da imagem do aluno. analisando a utilização de sites de pesquisa no aprendizado dos elementos teatrais, além de identificarmos através das imagens introduzidas em sala de aula, caracterizando a pesquisa escolar realizada nestes sites. Foram consultados nesta pesquisa, sobre a influência eficaz da prática artística na aprendizagem, teóricos como Rousseau, Piaget, Vygotsky, Wallon, além de Benjamin, Freire, Read, Mialaret, Morin e outros, buscando trazer à tona um ambiente propício à discussão e que aponte um repensar constante do ensino da arte\teatro, favorecendo a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

Palavras-chaves: Ensino das Arte/Teatro; Imagem; sites de pesquisa.

1 INTRODUÇÃO
Nosso trabalho se inicia com a busca dos possíveis caminhos capazes de impulsionar o estudo acerca dos elementos constituintes da prática teatral no cotidiano escolar. Deparamo-nos com a singular tarefa de caracterizar cada componente envolvido com a linguagem teatral, separadamente, e em consonância com os outros elementos, diante da preparação de uma cena ou peça

Relacionados