A ILUSÃO BIOGRÁFICA NAS CINEBIOGRAFIAS. UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DAS NARRATIVAS BIOGRÁFICAS NO CINEMA.

373 palavras 2 páginas
A ILUSÃO BIOGRÁFICA NAS CINEBIOGRAFIAS: UM ESTUDO SOBRE A PRODUÇÃO DAS NARRATIVAS BIOGRÁFICAS NO CINEMA
ADAUTO GUEDES NETO
Orientador: Jailson Pereira Silva

Percebemos que tem sido prática recorrente o uso de biografias pela produção cinematográfica. Basta citar alguns deles: Carlota Joaquina, Olga, Zuzu Angel, Che, Ray e atualmente está sendo produzido Lula: o filho do Brasil, dentre outros.
Pois bem, nosso objetivo visa analisar as construções das narrativas biográficas presentes nos filmes que trabalham com a perspectiva da biografia, para a partir de então, trabalhar Pierre Bourdieu e o seu conceito da ilusão biográfica, manifestada na crítica à busca da coerência e da linearidade das histórias de vida. Nas produções cinebiográficas, é comum encontrarmos a figura do ”herói” cujas virtudes já se manifestam na infância. A impetuosidade e espírito de liderança de Carlota Joaquina, no filme de Carla Camurati, já são demonstrados na infância, fato este que nos ajuda a perceber a tal linearidade e coerência em sua trajetória de vida criticada por Bordieu.
Outro foco de nossos estudos é tentar compreender o contraponto a tais narrativas. Isto ocorre quando verificamos que tais produções cinematográficas tentam utilizar-se do indivíduo para compreender o contexto histórico ao qual o mesmo está inserido. Desta feita, tais produções fogem do caráter apologético e os personagens servem como via de acesso para a compreensão de questões mais amplas. O filme Olga: muitas paixões numa só vida, dirigido por Jayme Monjardim, pode aqui ser utilizado como exemplo de uma narrativa biográfica que parte do indivíduo e nos ajuda a compreender as diferentes tramas que envolvem o mesmo, ou seja, através da trajetória pessoal de Olga Benário, entendemos um pouco a história do mundo em que viveu.
Com isso, obtendo como fonte de pesquisa a produção cinematográfica, queremos contribuir para uma discussão do ser biográfico numa nova perspectiva, distante dos estudos tradicionais e

Relacionados

  • Trabaho de Artes
    40436 palavras | 162 páginas
  • Narrativa Poesia Cinema 1
    126028 palavras | 505 páginas
  • Livro Did C3 A1tido De Fundamentos Das Ci C3 AAncias Sociais Geral C Pia
    66350 palavras | 266 páginas