A Igreja Presbiteriana De Botafogo E O Presbiterianismo Nacional

Páginas: 10 (2359 palavras) Publicado: 4 de junho de 2015
A Igreja Presbiteriana de Botafogo e o Presbiterianismo Nacional 

http://www.mackenzie.br/10267.html

Alderi Souza de Matos
 
Introdução
 
A Igreja Presbiteriana de Botafogo é uma comunidade local da Igreja Presbiteriana do Brasil, a maior e mais antiga denominação reformada brasileira, iniciada em 1859. O movimento reformado, também conhecido como Segunda Reforma, teve origem na Suíça doséculo 16, através dos reformadores Ulrico Zuínglio (Zurique) e João Calvino (Genebra). Da Suíça, o movimento difundiu-se para diversos países da Europa, como França, Alemanha, Holanda e Hungria. A tradição calvinista teve um impacto particularmente profundo nas Ilhas Britânicas (Inglaterra, Escócia e Irlanda). Dessa região, em especial da Escócia, as igrejas reformadas ou presbiterianas irradiaram-separa os Estados Unidos e daí para o Brasil e muitos outros países ao redor do mundo.
 
O presbiterianismo caracteriza-se por uma série de elementos distintivos. Em primeiro lugar, por certas ênfases teológicas extraídas das Escrituras. Essas ênfases estão expressas nas obras dos grandes pensadores reformados e nos documentos confessionais da fé reformada (catecismos e confissões de fé). Um conceitocentral dessa teologia é a soberania de Deus sobre todas as áreas da vida. Outro aspecto saliente dessa tradição é a sua forma de governo representativo e conciliar. Os membros das igrejas elegem os presbíteros, que, reunidos em concílios de diferentes níveis (local, regional e nacional), exercem a administração da igreja. Os presbiterianos também se caracterizam por sua forma de culto, conceitode missão, valores éticos e visão do mundo.
 
 
1. O presbiterianismo brasileiro
 
A Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), iniciada pelo Rev. Ashbel Green Simonton em 1859, abraça a fé reformada ao adotar oficialmente como padrões doutrinários a Confissão de Fé e os Catecismos elaborados pela Assembléia de Westminster, em Londres, na década de 1640. No plano administrativo, a igreja é regida pelasua Constituição, que estabelece uma estrutura composta de quatro níveis hierárquicos: Conselho, Presbitério, Sínodo e Supremo Concílio. A IPB é, pois, uma federação de igrejas, em que as igrejas locais, embora importantes em si mesmas, sentem-se parte de um todo maior e estão em comunhão com as outras congregações locais da denominação no território nacional.
 
Toda comunidade presbiteriana,através de seus pastores, presbíteros e outros líderes, pode participar da igreja mais ampla nesses diferentes níveis, e assim dar uma colaboração e exercer um ministério que vai muito além da esfera local. Essa participação é um instrumento de serviço cristão, de testemunho a respeito da fé e de estreitamento dos laços de fraternidade. Esse tem sido o caso da Igreja Presbiteriana de Botafogo desde oseu início. Ao longo de um século, muitas pessoas dessa agremiação deram contribuições e exerceram influência nos âmbitos presbiterial, sinodal e nacional. Antes de destacar tais contribuições, vale relembrar alguns aspectos da história inicial da igreja.
 
 
2. A igreja no Rio de Janeiro
 
A Igreja Presbiteriana de Botafogo nasceu em um período marcante da história da Igreja Presbiteriana doBrasil. Já havia se encerrado a fase pioneira, marcada pela predominância dos missionários norte-americanos. A denominação havia se tornado mais madura, mais brasileira, processo esse que não ocorreu sem traumas. Apenas três anos antes da organização da Igreja de Botafogo (03-07-1906), a igreja nacional havia experimentado uma dolorosa divisão, causada em parte por essa transição da fase missionáriapara a fase nacional (julho de 1903). Despertada pelo cisma, a IPB arregimentou as suas forças para uma grande arrancada de crescimento nos anos seguintes, o que levou à organização da Assembléia Geral (Supremo Concílio) em 1910, no Rio de Janeiro, completando-se assim a estrutura eclesiástica da denominação.
 
No que diz respeito à obra presbiteriana na então capital federal, um grande momento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • IGREJA PRESBITERIANA
  • BOLETIM IGREJA PRESBITERIANA
  • Doutrina Da Igreja Presbiteriana Do Brasil
  • Doutrina da Igreja Presbiteriana do Brasil
  • IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL
  • Uma reconfiguração. as alterações da prática religiosa da primeira igreja presbiteriana de ponta grossa e da...
  • A igreja e o estado nacional; o caudilhismo e o estado nacional; o imperialismo e o estado nacional
  • Semelhanças e diferenças entre a igreja presbiteriana do brasil e os principios da reforma...

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!