A IGREJA NA IDADE MODERNA

Páginas: 198 (49415 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
HISTÓRIA DA IGREJA


INTRODUÇÃO À IDADE MODERNA

VISÃO GERAL DA IDADE MODERNA. O RENASCIMENTO

Introdução á História Moderna

Convencionalmente chamamos “História Moderna da Igreja” o período que vai de 1450 (início do Renascimento) até 1929 (Tratado do Latrão entre o Vaticano e o estado Italiano). Examinemos algumas características desse período.

Marco inicial e conseqüênciasComo tinha divisória entre a Idade Antiga e a Idade Média, assinalamos as invasões bárbaras, que modificaram o cenário humano no qual a Igreja teve que exercer sua ação evangelizadora. No limiar da Idade Moderna, porém, não se pode registrar um acontecimento militar paralelo ao das invasões bárbaras, mas nota-se uma mudança de mentalidade que faz a divisa entre a época medieval e a moderna. Essamudança se deve ao Renascimento, que, aliás, foi preparado na baixa Idade Média pelas críticas ao Papado e pela afirmação clamorosa de interesses nacionais da França, da Alemanha, da Inglaterra...

Com outras palavras: na Idade Média reinou certa unidade entre os povos ocidentais – unidade de cultura e de aspirações, fomentada pelo ideal da cidade de Deus, em que o Papado e o Império colaborariamentre si. Na Idade Moderna, esta vasta unidade se dissolve sob os golpes do nacionalismo e até o individualismo. A nova mentalidade defere sucessivamente três golpes contra o universalismo da Idade Média:
1) O Não á Igreja Católica é dito pela Reforma protestante (séc. XVI). Muitos homens continuam a crer no Evangelho e em Jesus Cristo, não, porém, na Igreja fundada por Cristo. O princípiosubjetivo do “livro exame” estabelecido por Lutero dá lugar a um esfacelamento crescente da Cristandade pela multiplicação de novas “igrejas”.
2) No século XVIII foi dito um Não á religião revelada por parte dos racionalistas; este, aliás, teve sua expressão mais pujante na Revolução Francesa (1789). Muitos pensadores passaram a professar o deixou (crença em deus como ser reconhecido pela razão naturalapenas), em lugar do teísmo (crença em deus que se revelou pelos profetas bíblicos e por Jesus Cristo).
3) No séc. XIX registrou-se finalmente o Não ao próprio Deus oriundo do ateísmo em suas diversas modalidades (positivismo, socialismo, marxismo...). A tomada de consciência da história e da sua influencia, tal como Darwin e os evolucionistas a propuseram, contribuiu para disseminar ohistoricismo, isto é, o apelo para a história, que parece opor-se á verdade perene e inabalável. Daí o relativismo e o ceticismo, que impregnaram muitas correntes de pensamento de então até os nossos dias.

A mudança de mentalidade foi-se realizando em velocidade crescente, principalmente a partir de meados do séc. passado (1850): o desenvolvimento das ciências e da técnica deixou os homens mais ou menosatordoados diante de perspectivas inéditas, sem que soubessem, de imediato, fazer a sínteses dos novos valores com os clássicos.
(4) Em nossos dias, já na Idade contemporânea, registra-se um retorno aos valores perenes, que a Igreja guardou fielmente através da borrasca. Muitos se dão por desiludidos do cientificismo e do tecnicismo, e procuram de novo no Transcendental os grandesreferenciais do seu pensar e viver. A guinada para o ateísmo cede lugar de novo á consciência do mistério de deus e dos valores místicos sem os quais a vida humana se autodestrói.

A face visível da Igreja

A Reforma Protestante fez que o cenário da história da Igreja na Europa se restringisse, pois uma parte dos povos anglo-saxônicos e germânicos se tornou protestante. – De outro lado, porém, essecenário se dilatou enormemente, pois as novas terras descobertas ao ocidente, ao oriente e na África se tornaram campo da ação missionária da Igreja, com novos e novos desafios para a evangelização.

Diante das questões lançadas pelos acontecimentos modernos, a Igreja teve que tirar do seu bojo as respostas adequadas, entre as quais:
1) Organização cada vez mais minuciosa, com tendência a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Idade moderna
  • A IDADE MODERNA
  • Idade Moderna
  • Idade Moderna
  • Idade Moderna
  • Idade moderna
  • Idade moderna
  • Idade Moderna

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!