A igreja católica e aorganização das primeirasescolas de serviço socialna américa latina

1106 palavras 5 páginas
A IGREJA CATÓLICA E AORGANIZAÇÃO DAS PRIMEIRASESCOLAS DE SERVIÇO SOCIALNA AMÉRICA LATINA.
A Igreja Católica sempre teve um importante papel no mundo,influenciando regimes políticos, bem como determinando aorientação moral, filosófica e científica dessas sociedades.Apesar do poder da Igreja Católica, com a ascensão docapitalismo e sua lógica de acumulação de riquezas, esse poder é ameaçado e a Igreja, gradativamente, perde espaço junto ànova classe social que, de forma hegemônica, passa a dirigir oEstado.Por outro lado, a Igreja Católica sempre se posicionou emrelação a todos os assuntos que viessem a contribuir para umnovo ordenamento das sociedades, para a construção devalores, comportamentos e visão de mundo. Dessa forma, nãodeve ser uma surpresa o posicionamento e a ação da Igrejafrente aos conflitos gerados pela relação capital e trabalho.

REAÇÃO CATÓLICA
‡
Com a nova organização social e política, impostas pelo capitalismo, aIgreja começou a perder espaço no jogo político mundial.
‡
As idéias comunistas também ameaçaram o poder da Igreja, assim, acúpula da Igreja católica se rearticulou para continuar a influenciar avida social e política das nações.
‡
Devido aos conflitos gerados pela relação Capital X trabalho, com oavanço do capitalismo, a direção da Igreja passa a fazer críticas àsituação da classe trabalhadora, atribuindo os problemas sociais àganância das elites, conforme podemos constatar naEncíclica Rerum Novarum, divulgada em 1891, pelo Papa Leão XIII e que tambémalerta a sociedade sobre os perigos do comunismo.

O QUE É UMA ENCÍCLICA?
Encíclica é um dos instrumentos utilizados pela Igreja para veicular sua interpretaçãosobre as mudanças ocorridas em cadamomento histórico e que possam contribuir para um reordenamento da sociedade. AEncíclica também divulga os princípios e osdogmas católicos, influencia ocomportamento da população e apresenta as diretrizes para o trabalho do clero e dolaicato.

O
QU
E
D
IZ A RER

Relacionados