A ideologia Neoclássica e o Mito do Mercado Autorregulador: Os Escritos de John Maynard Keynes

3201 palavras 13 páginas
A ideologia Neoclássica e o Mito do Mercado Autorregulador: Os Escritos de John Maynard Keynes
Nos primórdios da industrialização capitalista, a busca de lucros industriais pelos capitalistas era frequentemente obstruída por governos que representavam os antigos interesses dos comerciantes e dos proprietários de terras. Além disso, grande parte da antipatia que o primeiros capitalistas tinham dos governos era uma consequência direta dos muitos atos corruptos, despóticos, caprichosos e tirânicos de vários reis europeus. Portanto, sob o estandarte do laissez-faire,os capitalistas puderam fazer uma companhia em favor dos governos que promovessem mais efetivamente a busca irrestrita do lucro fazendo, contudo, com que tais campanhas parecessem esforços humanitários, cujos fins eram libertar o povo do abuso de governos tirânicos.
Em fins do século XIX, o desenvolvimento de mercados de capitais mundiais e os progressos na produção e nos transportes provocaram imensas concentrações de poder industrial em corporações gigantescas, trustes e cartéis. Por conseguinte, a crença no mercado autorregulado, que influenciava as políticas dos governos se tornou cada vez mais custosa para os capitalistas. Os governos dos países capitalistas estavam, firmemente, nas mãos dos capitalistas.
Nos órgãos reguladores, trabalhavam, desde o início, antigos administradores dos setores que teriam de ser controlados, e eles se tornavam, com isso, órgãos públicos que promoviam o interesse desses setores. Enquanto isso, a instabilidade do capitalismo piorou e a fé no mercado autoajustado ficou cada vez mais custosa para os capitalistas.
A Grande Depressão dos anos 30 foi um fenômeno mundial, que afetou todas as grandes economias capitalistas. Nos Estados Unidos, por exemplo, no dia 24 de outubro de 1929, a Bolsa de Valores de Nova York teve uma quebra brusca nas cotações dos títulos, fenômeno que acabou destruindo toda a confiança na economia. Com isso, os empresários reduziram a produção e os

Relacionados