A ideologia nazista e suas condições históricas

Páginas: 8 (1950 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2011
A IDEOLOGIA NAZISTA E SUAS CONDIÇÕES HISTÓRICAS
Introdução

Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi palco de uma revolução democrática que se instaurou no país. A primeira grande dificuldade da jovem república foi ter que assinar, em 1919, o Tratado de Versalhes que, impunha pesadas obrigações à Alemanha.. Devido a derrota na Primeira Guerra Mundial a Alemanha foi condenada a pagaruma grande indenização as nações vitoriosas além de perder todas suas colônias. Isso gerou uma série de problemas econômicos e sociais como falências de empresas, desemprego, inflação. Esse cenário tenso tornou-se o ideal para o surgimento na Itália e na Alemanha principalmente de partidos de extrema direita, anti-liberais e nacionalistas que propunham uma solução autoritária para a crise. Essespartidos contando com o apoio de desempregados, ex-militares, camadas médias insatisfeitas, empobrecidas e amedrontadas com o crescimento das esquerdas e posteriormente da própria burguesia acabaram chegando ao poder.
O ano de 1919, pródigo em acontecimentos importantes, registrou, também, a fundação do Partido Nacional Socialista (Nazista). Formado na Baviera, na cidade de Munique, o PartidoNazista encontrou em Adolf Hitler, antigo cabo do exército imperial, austríaco de nascimento, o chefe perfeito, o Fürher ideal.
Desde o início já se entrevia a orientação política do novo partido. Violentamente nacionalista e anticomunista, Adolf Hitler, chefe do partido nazista, incutia em seus corregilionários a idéia de que a Alemanha, humilhada e espezinhada por seus adversários, devia reerguer-see se impor como a grande nação européia.
Desenvolvimento
A República de Weimar, uma experiência democrática, formada logo após o fim da Primeira Guerra Mundial (1919) na Alemanha não conseguiu atrair o apoio da burguesia alemã, dos militares e nem da classe operária. Foi então que o Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães(Nazista) depois de uma tentativa frustrada de golpe em1923 se organizou e com o apoio principalmente de grandes empresas alemãs passou a se tornar maioria no Parlamento Alemão.
Após a fracassada tentativa de, o Partido Nazista perdeu aos poucos seu prestígio. A grande crise econômica de 1929/1930 lançaria a Alemanha num caos generalizado, abrindo caminho para uma nova ascensão do nazismo. Sob o influxo da crise surgiram novamente as greves eagitações operárias, assustando a burguesia industrial alemã. O perigo representado pelos comunistas e pela crise só abria uma perspectiva de solução para o capitalismo germânico: a ditadura nazista, capaz de liquidar de vez com as ameaças esquerdistas e solucionar os problemas da crise. Nas eleições de 1930, o partido Nazista obteve 6,5 milhões de votos, elegendo 107 deputados ao Parlamento. Em 30 deJaneiro de 1933, o marechal Von Hildenburg nomeava Adolf Hitler chanceler alemão. Era a subida do partido Nazista ao poder. Depois disso, o caminho para a ditadura e a remilitarização da Alemanha estava traçado.
O programa alemão era bem definido. Primeiro tratava-se de recuperar antigos territórios perdidos, ricos em matéria-prima essencial ao desenvolvimento industrial do país. Em seguidaviria a conquista de fontes de matérias-primas em territórios sob controle de “povos inferiores” e assim formaria o terceiro grande império alemão, o Terceiro Reich.
A Ideologia Nazista
O Nazsimo Alemão, a última das ideologias européias a surgir, foi a mais eficiente talvez e a mais agressivamente sustentada das três (Fascismo, Comunismo e Nazismo). As feições principais de sua ideologia foramtrês: A primeira, diz respeito a superioridade da raça nórdica, isto é, dos alemães que lhes dava direito a privilégios especiais e os dispensava do usual código de moralidade que liga os povos inferiores. A segunda feição é o princípio de liderança, pelo qual toda sociaedade era organizada como sistema integrado de hierarquias superpostas feita do líder e de seus seguidores. O Fürher era, por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A ideologia nazista e suas condições históricas
  • A ideologia nazista
  • Ideologia Nazista
  • Ideologia Nazista
  • ideologia nazista (questionario)
  • Condições históricas para o surgimento da filosofia
  • Condições históricas da filosofia na grécia
  • Condições históricas para o surgimento da Filosofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!