A ideolofia alemã de karl marx e friedrich engels

428 palavras 2 páginas
IDEOLOGIA ALEMÃ!

Síntese da
‘’A ideologia alemã de Karl Marx e Friedrich Engels’’ conceitos básicos.
Síntese
Foi o primeiro livro escrito em parceria com Karl Marx e Friedrich Engels. È um dos livros mais importantes pois destaca e mostra uma fase de Marx em uma fase de sua vida mais intelectual
O texto da ideologia alemã cita bastante o Hegelianismo que é um pensamento e uma corrente filosófica desenvolvida por Georg Friedrich Hegel. Ou seja, foi uma concepção criada através dos pensamentos de Rangel que era um filosofo na época um dos pensadores mais importantes do século XVIII e que acreditava que tudo poderia ser explicado através de categorias reais. Pode se notar que existem 3 tipos de Hegelianismo , tem o ortodoxo que é o pensamentos de Hegel sem altera-los em nada, Temos também o neo-hegelianismo gerada os ideais e defende e totalidade estado, e Tem hegelianismo de esquerda sempre criando debates e criticas a religião. E por fim o Marxismo corrente mais influente do século XX, ‘’conserva toda dialética, mas dá ao homem o papel de sujeito da história’’ Pode se notar que o foco do livro é fazer uma critica aos ‘’jovens hegelianos’’ e também criticas á falsa realidade da filosofia Hegeliana.
O modo de pensar capitalista e o modo idealista estavam em caos social aonde pode se notar que vários impérios desmoronavam e com isso surgiu uma grande concorrência aonde nunca se tinha visto antes

O príncipe é um livro que fala sobre o poder politico Maquiavel afirma nesse livro que não existe estado sem reforma e reformar o estado é uma das condições de politicas publicas.
Corperio estudando o céu e Leonardo da Vinci esta dissecando cadáveres ambos estão procurando entender como que Deus criou aquilo, não estavam aprendendo por especulação mas sim por observação direta. Já Maquiavel estava interessado em dissecar o mundo da politica e o mundo da historia.
Maquiavel foi o primeiro pensador politico da era

Relacionados