A iamgem pessoal e a saúde na sociedade contemporanea

10666 palavras 43 páginas
1 INTRODUÇÃO

A psicologia no campo da saúde vem se constituindo como uma das formas de se compreender o adoecimento e as maneiras pelas quais o homem pode manter-se saudável, e está ganhando espaço e importância em âmbitos multidisciplinar e interdisciplinar para a compreensão dos vários fenômenos relacionados à saúde.

Esses fenômenos são chamados de aspectos psíquicos, e desenvolvem algum tipo de transtorno psicológico como o estresse e os transtornos alimentares. Apesar da ansiedade também estar relacionada com os aspectos psíquicos, ela não é considerada um transtorno psicológico.

A ansiedade é um sentimento desagradável, que pode vir acompanhado de sensações como frio no estômago, aperto no peito, coração acelerado. É uma comoção aflita do espírito, que receia que uma coisa possa ou não acontecer.

O estresse é um desequilíbrio físico ou psicológico provocado por vários estímulos ou agentes estressores, é uma resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar. O estresse pode ser dividido em quatro fases: alerta, resistência, quase exaustão e exaustão e, caso o indivíduo não consiga reequilibrar a homeostase em nenhuma dessas fases, ele pode desenvolver outras doenças secundárias relacionadas ao estresse como depressão, ansiedade, insônia, hipertensão arterial e tumores, que poderão até leva-lo a morte.

Os transtornos alimentares são uma grave perturbação do comportamento alimentar, e estão na maioria das vezes associados a sociedade e a cultura que valorizam como padrão de beleza pessoas extremamente magras. Os três tipos principais de transtorno alimentar são: anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno do comer compulsivo.

Cada um desses aspectos psíquicos está relacionado ao estado psicológico de cada indivíduo, tendo grande influência na imagem pessoal de cada um, pois todos os seres humanos se preocupam com sua imagem, ou seja, com sua aparência, pois é um

Relacionados

  • moda
    22512 palavras | 91 páginas
  • Economia
    17822 palavras | 72 páginas