A hu jiol gute nhaiw

568 palavras 3 páginas
REVISÃO DE MICROECONOMIA – O MERCADO
1) Imagine que as curvas de oferta de todos os produtos de uma economia permanecem as mesmas enquanto a renda da população sobe 25%. Nesse caso (marque V para verdadeiro e F para falso):
( ) aumentam as demandas de tudo e os novos pontos de equilíbrio estarão à esquerda dos anteriores.
( ) aumentam as demandas de tudo e aumentam a produção e o preço de tudo.
( ) aumentam as demandas de tudo mas a produção total da economia nem sempre.
( ) aumentam as demandas de tudo mas alguns preços não.
( ) aumentam as demandas de tudo e aumentam a produção e o preço de tudo, uns mais outros menos.
2) Suponha que a curva de oferta num certo setor industrial está fixa e que a demanda se desloca para cima: o efeito de expansão da produção e do emprego neste setor será maior quando a oferta for elástica ou inelástica?
3) Quando o governo aumenta a alíquota de ICMS de um certo produto, o seu preço aumenta mais se a demanda for elástica ou inelástica?
4) Se o governo dos Estados Unidos dobrar a alíquota do imposto de importação de todos os produtos e, se nada mais acontecer, quais preços aumentam mais no mercado americano: os dos produtos importados do Brasil ou da Europa?
5) Comente a seguinte proposição: A indústria automobilística forma um cartel no qual a concorrência em preço não existe. Isso significa que o consumidor é sempre prejudicado, pois não há concorrência alguma entre as empresas e elas não têm incentivo a investir nem na qualidade do automóvel nem na produtividade industrial para baixar o preço de venda.
6) Analise a seguinte proposição: Tudo o mais constante, um aumento da renda do consumidor causa uma expansão de demanda que leva ao aumento do preço de venda. Portanto, aumento de renda significa inflação e deve ser evitado a todo custo.
7) Suponha que o governo brasileiro ouça os exportadores de sapatos e desvalorize o real de forma que aumente o preço do dólar. Neste caso, o que ocorre é um aumento da renda, em

Relacionados