A hostoria na dontabilidade no brasil

836 palavras 4 páginas
[pic]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIENCIAS CONTÁBEIS

NATALINA GOMES DE ALMEIDA

historia da contabilidade no brasil
UMA RESENHA CRITICA

São João do Paraíso – MG, 20 de março de 2009.

Aline de Jesus Reis

Cleide Carneiro Alves da Silva

Selma Leal da Silva

A HISTORIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL
UMA RESENHA CRÍTICA

Trabalho apresentado ao Curso Ciências Contábeis da UNOPAR SEPC/EaD - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Contabilidade Básica.

Orientador: Prof. Jose Manoel da Costa

São João do Paraíso/MG, 20 de março de 2009.

“A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL”

Aline de Jesus Reis

Selma Leal da Silva

Cleide Carneiro Alves da Silva

Este artigo, “a história da contabilidade no Brasil”, leva-nos ao conhecimento da evolução causada na contabilidade brasileira, provocada pela influência de vários países, desde a época colonial, até os dias atuais.

Relatada por várias leis, datas, decretos e grandes nomes que muito contribuíram para o crescimento e a “divulgação” da contabilidade brasileira.

Um texto simples, mas com conteúdo de muita importância, levando-nos a percorrer o caminho construído pela contabilidade de forma sequencial. Dividido em subtítulos para uma melhor compreensão em poucas páginas é nos contada uma historia que contribuirá para o conhecimento geral.

PERCORRENDO A HISTORIA

O surgimento da contabilidade no Brasil se dá a partir da época colonial, quando surgem as primeiras alfândegas em 1530, originando a necessidade de ter controles contábeis.

Nomeado por Portugal “Gaspar Lamego”, foi o primeiro contador geral das terras do Brasil... Com a chegada da família real, há um grande desenvolvimento no Brasil, devido às diversas mudanças ocorridas naquela época, provocando um aumento nos gastos, exigindo um melhor controle das contas públicas;

Relacionados