A HISTÓRIA DO CANDOMBLÉ NO BRASIL E DO TERREIRO DO ILÊ AXÉ JITOLOBI DE PAI GEO EM ARACI-BAHIA

4499 palavras 18 páginas
A HISTÓRIA DO CANDOMBLÉ NO BRASIL E DO TERREIRO DO ILÊ AXÉ JITOLOBI DE PAI GEO EM ARACI-BAHIA

Resumo
Este estudo pretende abordar a história do Candomblé no Brasil e em Araci, sendo como uma religião derivada do animismo africano onde se cultuam os orixás. Sendo de origem totêmica e familiar, é uma das religiões afro-brasileiras praticadas principalmente no Brasil. Embora confinado originalmente à população de negros escravizados, proibido pela igreja católica, e criminalizado mesmo por alguns governos, o candomblé prosperou nos quatro séculos, e expandiu consideravelmente desde o fim da escravatura em 1888. Estabeleceu-se com seguidores de várias classes sociais e dezenas de milhares de templos. Em levantamentos recentes, aproximadamente 3 milhões de brasileiros (1,5% da população total) declararam o candomblé como sua religião. Em Araci existem 15 terreiros registrados na Federação Baiana de Cultos Afro-brasileiros. Tendo como principal terreiro de candomblé o Ilê Axé Jitolobi do Pai Gel.
Palavras-Chave: Candomblé; Religião; Afro-brasileiros.

1 INTRODUÇÃO
Este estudo quer retratar o início de um caminho que estamos buscando mostrar a cultura afro-brasileira e também na inserção no cenário araciense, incluindo a preocupação em abordar a religiosidade do candomblé.
A sociedade brasileira resulta da mistura e do encontro de diferenças fenotípicas e culturais de seus componentes. Nas diferenças culturais anicham-se as diferenças religiosas. Diferente durante os vários séculos coloniais eram a cultura e a religião negras aqui chegadas com os escravos. Surgiu o Candomblé, síntese de crenças com raízes na África negra, que se manteve pela oralidade e pela tradição, a despeito do autoritarismo dos senhores de terras e de homens.
Desde o século XVI o Brasil convive com religiões afro-brasileiras, mas ainda é relacionado ao profano se considerarmos uma análise à luz da doutrina cristã. A religiosidade afro-brasileira nos últimos tempos houve um olhar a

Relacionados