A história de Ler Cobursier

701 palavras 3 páginas
A história de Le Corbusier
Bibliografia
Charles Edouard Jeanneret nasceu a 6 de Outubro de 1887 em La Chaux-de-Fonds, Suiça. Mais tarde adopta o nome de Le Corbusier.
Desde cedo se inicia no mundo da arte. Aos 14 anos foi admitido na Escola de Artes de La Chaux-de-Fonds e, influenciado por um professor toma gosto pela arquitectura. Com apenas 18 anos, foi-lhe incumbida uma tarefa árdua, a construção de uma casa para um dos membros da direcção da escola onde estudava. Muda-se temporariamente para Paris onde trabalhou com Auguste Perret, durante meses, como arquitecto. Mais tarde, viaja para a Alemanha para colaborar com Peter Behrens, bem como com Joseph Hoffman e Deutscher Werkbund, estudando, também, o movimento que se aplicava neste país. Foi com Peter Behrens que tomou pela primeira vez contacto com a razão de ouro, o que o fascinou imenso. Curioso, parte para Atenas, onde estuda o Partenon e outros edifícios da Grécia Antiga, ficando fascinado com o forma com que os gregos usaram a razão de ouro. Estes, foram uma fonte de inspiração para Le Corbusier, chegando mesmo a afirmar que foi a forma como usaram uma escala, á medida do homem, que o impressionou. Foi através do livro “Vers une Architecture” que nos mostra uma nova forma de arquitectura influenciada pela razão de ouro. Mas este arquitecto revolucionário não se fica por Atenas, viaja, também, para a Bulgária, Estambul e Roma.
Aos 30 anos decide instalar-se definitivamente em Paris. Aqui, exerce um papel importante no impulsionamento do Purismo. Em 1920 funda a revista “L’Espirit Nouveau”, através da qual divulgou as suas ideias revolucionárias sobre a forma pura, portadora de uma estética nova e racional. Interessado pelos problemas do planeamento urbano, resultantes do crescimento da vida moderna, no ano de 1922, abre o seu primeiro atelier de arquitectura.
Em 1925, faz sensação na exposição internacional das Artes Decorativas em Paris, com o Pavilhão “L’Espirit Nouveau”, e no mesmo ano

Relacionados