A história da ciência (BBC-Ep6)

408 palavras 2 páginas
A história da ciência
O documentário nos mostra a evolução do pensamento do homem sobre si mesmo, começando no antigo Egito onde a crença era de que o centro de nossas emoções, o que nos tornava humanos era o coração e essa perspectiva perdurou por milênios, até o renascimento quando o homem começou a perceber que eram necessárias respostas lógicas as suas indagações, respostas essas encontradas na ciência.
A partir desse ponto vários filósofos e cientistas ajudaram a responder algumas perguntas básicas como: “O que nos faz humanos?”, “quem nós somos?”, “onde fica o eu?”.
René Descartes duvidava e questionava tudo ao seu redor, questionava até sua própria existência, pois seus sentidos poderiam enganá-lo, mas chegou à conclusão de que: “penso, logo existo”, e que sua mente questionadora era a prova da realidade, utilizou-se de experimentos para entender a realidade ao seu redor.
Thomas Willis pesquisou e desenhou o cérebro humano contribuindo com o entendimento de seu funcionamento, Charles Darwin as emoções animais mostrando que não éramos tão divinos e perfeitos como imaginávamos, éramos semelhantes aos outros animais, pois esses também as possuíam.
Já Jean-Martin Charcot foi o primeiro a se interessar por catalogar e diferenciar as diversas doenças mentais e neurológicas, seu principal interesse foi pela histeria que acometia varias mulheres em sua época, inovou usando o método de hipnose que tanto podia fazer os sinais dessa doença se manifestarem como controlá-los, um dos primeiros a se deparar como o “inconsciente”.
Sigmund Freud o pai da psicologia foi de certa forma influência por Charcot e outros pensadores da época a entender os processos por de trás de nossas mentes.
Santiago Ramón Y Cajal foi o responsável por mostrar como os neurônios eram utilizando de técnicas aprendidas com sua experiência em fotografia, algo que possibilitou entender o que fazia de nós humanos e que isso seria algo produzido pelos nossos neurônios.
B.F Skinner vem com a

Relacionados