A Históri da muler vista de Baixa

33712 palavras 135 páginas
Segundo capítulo:
A história das mulheres vista baixo:
Falar do surgimento do feminismo quais foram os primeiros países aderirem o movimento, e como se deu a conquista da emancipação politica da mulher no inicio do século XX, e suas décadas posteriores. Focar o longo período de transição da mulher brasileira, nordestina e piauiense de saírem de casa e se desprenderem da denominação rainha do lar alcançando o mercado de trabalho, enfatizar os preconceitos as discriminações que as operarias enfrentava nas fábricas, e por outros grupos de mulheres. Falar da mulher burguesa e da subalterna e suas contribuições para a família, sociedade e a educação assim contribuindo para formação brasileira, nordestina e teresinense. Citar sobre a origem, explicar o conceito da CEBs da sua relevância para a mulher da zona urbana e da zona rural e as lutas do final do século XX.
2.1 A mulher: a educação e a casa
No final do século XIX surge novos discursos filosóficos os quais ajudaram as mulheres tomarem consciência de sua importância social, cultural e buscavam quebrarem preconceitos os quais as mulheres não podiam votar, nem ser votada sabendo-se que o direito de emancipação tinha de pertencer a todos. Pois a mulher sendo agente ativo da história foi capaz de transformar os discursos de alguns tradicionalistas, mostrando que elas podiam fazer parte de uma vida social fora de casa, lutando para á minimizar o desprezo que á séculos elas sofriam pelo mundo patriarcal e machista, onde sem vez, sem voz padeciam até o pioneirismo dos primeiros grupos feminista republicano no Brasil que surgem a partir 1910, com intuito de diminuir as desigualdades entre homens e mulheres o que não foi dado na constituição 1891, não visto pela sociedade e nem pelos leitores com indiferença, porém sendo difícil de conquistar até a chegada de Getúlio Vargas ao poder. Em seu artigo: A importância da Mulher Valeria cita:
“Com as manifestações contra a discriminação feminina e a luta pelo direito ao

Relacionados

  • Guilherme
    282582 palavras | 1131 páginas
  • INTRODUÇÃO À HISTõRIA DA SOCIEDADE PA~RIARCAL NO BRASIL CASA-GRANDE SENZALA Formação da Família Brasileira sob o Regime da Economia Patriarcal
    282582 palavras | 1131 páginas