A HISTORICIDADE DAS TEORIAS INTERPRETATIVAS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA RESUMO

389 palavras 2 páginas
Aspectos Psicológicos e Sociais da Saúde
Pedro Balieiro Theodoro 821475
Resumo “A HISTORICIDADE DAS TEORIAS INTERPRETATIVAS DO PROCESSO SAÚDE-DOENÇA” acompanhado de experiência pessoal.

Durante a evolução da humanidade, ocorreu também a evolução do conceito saúde, induzido por características específicas de determinados períodos.
Desde o início de sua existência o ser humano se questiona a respeito de sua origem e sobre o que é ter saúde.
Quando tudo começou, as explicações consideradas “sensatas” eram baseadas em pensamentos sobrenaturais, as pessoas que tinham saúde eram consideradas recompensadas devido a um bom comportamento, e as doenças eram consideradas causas externas.
Após algum tempo, Hipócrates, considerado o pai da medicina, atribuiu a saúde como a expressão de uma condição de equilíbrio do corpo humano, obtida através de um modo de vida ideal, que incluía nutrição, excreção, exercício e repouso adequados.
Muitos avanços na medicina começaram a ocorrer no século XVIII com o desenvolvimento da bacteriologia, o empirismo na explicação das doenças favoreceu muito essa evolução e desenvolveu ainda mais a medicina, especificando-a e dando novos segmentos à mesma, como, microbiologia, patologia e fisiologia.
A humanidade, com o passar do tempo deixava de acreditar na saúde apenas como base de sobrevivência, e passava a leva-la como um bem-estar diário, um bom estado entre corpo, mente e alma, entretanto a saúde ainda tem muito o que evoluir, levar muitos aspectos em consideração, os quais não são levados em conta e fazem uma real diferença nesse conceito.
Pouco tempo atrás passei por uma situação na qual recebi diversos conceitos, porém de uma mesma pessoa, e acerca de uma mesma doença. Minha Vó, uma pessoa sabia, porém uma espírita muito assídua, ao passar por um câncer no intestino acreditava que seu problema era devido tanto à causas naturais e problemas hereditários quanto a talvez uma vida não vivida plenamente sendo um possível “castigo”

Relacionados