A historia do serviço social no brasil

Páginas: 7 (1542 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
A historia do serviço social no brasil Conservadorismo e Serviço Social
O serviço social surge do movimento católico o processo de profissionalização e legitimação da profissão está articulada as instituições sócio-assistenciais estatais surgindo na década de 40.
O Estado a partir daí, passa a não intervir na regulamentação do trabalho, mas na políticaassistencial ligada a organização das classes produtoras na política que controla a ditadura social Varguista ao afirmar a situação de paz social imposta pela condição partenalista da sociedade e do estado.
A partir de 64, a profissão passa a assumir posição de destaque no cenário da sociedade com política de ação peculiar com o uso de um perfil mais objetivo, métodos procedimentos de intervenção emetodológicos eficazes que regulamentam a pratica da profissão.
No plano político as manifestações sociais intensificam-se de forma a radicalizar as ações públicas e exigindo um desfeito expressivo de mudança a partir do golpe de 64.
O Serviço Social liga-se a divisão do trabalho no sentido de agir e lutar com os movimentos sociais de bases ligadas a igreja católica no mundo temporal no início da décadade 30.
As igrejas católicas junto com a população lutam para defender um sentido missionário e evangelizador para com a sociedade necessitada. A posição da igreja católica é de defender os problemas socais com reivindicações para sanar as questões sociais da sociedade carente.
            O serviço social surge da emergente sociedade urbana - industrial dos anos 30 do século 20, em umaconjuntura peculiar do desenvolvimento capitalista, marcada por conflitos de classes, pelo crescimento numérico e qualitativo da classe operária urbana e pelas lutas sociais que esta desencadeia contra a exploração do trabalho e pela defesa dos direitos de cidadania. Cujo objetivo era controlar as insatisfações e o pauperismo popular, advindas da relação entre o capital x trabalho.
O Serviço Social noBrasil se dá vinculado à Igreja para a recuperação e a defesa de seus interesses junto às classes subalternas e à família operária “ameaçada” pelas ideias comunistas.
Para gerir trabalhos através da globalização Mundial com ajuda do capital financeiro e a aliança entre o capital financeiro e a aliança entre o capital bancário e o capital industrial. A execução social econômica, política cultural dejovens e crianças e adultos se faz através dos desenvolvimentos do trabalho coletivo com dos desenvolvimentos também da tecnologia e da ciência, dos meios de comunicação e produção do mercado.
               A acumulação do capital liga-se a igualdade o crescimento é possível devido com o consumo ampliações do mercado de trabalho com concentração de renda, capital, poder, a melhoria dos serviçossociais das políticas públicas. 
              Para exercitar a política do assistente social é preciso exercer uma função formadora crítica e competente, libertar-se das prisões, os indivíduos que estão nas perspectivas de desenvolvimentos sociais, no sentido de atender a realidade deles.
              O movimento das classes sociais e do Estado e suas relações sociais tentam diluir asparticularidades do atendente da profissão de assistente social, ir além da história de vida da sociedade, extrapolar os serviços sociais no sentido de qualificar o assistente social identificando essas particularidades e criar alternativas de ações para a sociedade emergente e ávida por mudanças e transformações.
               O trabalho do assistente social permite uma atuação para efetivação daspolíticas públicas e da gestão social e das políticas sociais. As exigências do trabalho social do assistente social se pauta apenas ao mero emprego que até mesmo com as lutas reivindicatórias da categoria para definir a atuação do campo profissional se limita as funções, até então não reconhecidos suas competências, mas através  das ações das sociedades reconhecendo a profissão como importante...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história do serviço social no brasil
  • História do Serviço Social no Brasil
  • Historia do serviço social no Brasil
  • Historia do Serviço social no Brasil
  • a historia do serviço social no brasil
  • Historia Serviço Social no Brasil
  • História do serviço social no brasil
  • Historia do Serviço Social no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!