A HISTORIA DO CINEMA

Páginas: 3 (679 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
INTRODUÇÃO


Ao contrário do que aconteceu na Europa e nos Estados Unidos, o cinema brasileiro demorou para se desenvolver no século XX. Somente na década de 1930 que surgiram as primeirasempresas cinematográficas, produtoras de filmes do gênero chanchada.








































COMO SURGIU O CINEMA


“Em 28 de dezembro de 1895,no Salão Indiano do Gran Café, no n. 14 do Boulevard des Capucines, em Paris, 33 espectadores assistiram, pasmos, às primeiras projeções de filmes feitos pelos inventores do cinematográfico – os irmãosLumière.” (Duarte, 2006) França, o berço de diversos outros movimentos, contribuiu também, ao fim do século XIX, com o que hoje conhecemos como Cinema. É evidente que se formos buscar uma origemprecisa, assim como todos os inventos, temos em inúmeras partes do mundo e diferentes tempos, inventores e estudiosos que já se detinham desta busca pela projeção de imagens em movimento. Um ano antes dosLumière, Thomas A. Edson, nos EUA, inventou o Kinetoscope, “era uma caixa com 15 metros de filme, que girava em tambores. Uma pessoa olhando por um orifício podia ver as imagens em movimento.”(Rodrigues, 2007)
Contudo, Edson, acreditando que seria algo passageiro, não patenteou o invento, economizou cerca de R$ 300,00 (com referências atuais) necessários para os direitos internacionais. (Temosaqui um claro exemplo da importância de se ter os direitos sobre o que você produz.) Dois anos depois, Edson tomou ciência da importância do feito e continuou a invenção. Porém foi George Méliès oprimeiro a tomar frente de um cinema que, não apenas mostrou o cotidiano, assim inovando e incrementando com histórias narrativas, o primeiro que se tem notícias.
Com os irmãos Lumière o cinema encontrousua forma de captar imagens em movimentos e trazer isso pra realidade, já com Méliès, o cinema se viu diante sua vocação, trazer sonhos para a realidade humana. Foi este que levou ao público as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cinema e História
  • História do Cinema
  • a história do cinema
  • Historia do Cinema
  • História do Cinema
  • historia e cinema
  • Historia do cinema
  • Historia do cinema

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!