A historia do Anarquismo

Páginas: 3 (704 palavras) Publicado: 7 de outubro de 2014
O anarquismo deriva do socialismo, é tambem muito conhecido como socialismo libertario. O povo ve o anarquismo de uma forma errada, como desordem, mas não é isso, ela prega uma sociedade livre, compensamento livre, porem organizada, o anarquismo tbm prega a ausncia se leis. A responsabilidade do indivíduo deveria tomar o lugar das regras dos líderes e governos. O anarquismo é contrário aexistência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade
BAKUNIN
Em 1868 bakunim se filia a um associaçao de trabalhadores, maisconhecida como primeira internacional, onde socialistas, anarquistas, marxistas e ate mesmo pessoas sem nenhuma dessas ideologias se reuniram com o objetivo de encotrar melhorias de trabalhos com acooperaçao dos operarios, e acabar com a exploraçao da burguesia.
Nessa internacional há um conflito de ideias entre os anarquistas e marxistas, separando-os em dois grupos os socialistas autoritarios e osanarquistas libertarios. Sintetizando o conflito: autoritários versus libertários; ação política versus ação industrial; ditadura do proletariado versus abolição total do poder do Estado.
Bakunimtambem defendia a ideia de violencia, como sendo a única forma de alcançar uma sociedade sem estado, com iguadalde e felicidade dos trabalhadores. O ideal dele é ate nobre, mas isso so vai acontecer sehouver uma revoluçao proletaria (o tipo de violencia não é fisica, mas em protestos e manifestaçoes, ou seja revoluçao). Ele defende que derrube a burguesia opressora atraves de uma revoluçao violenta,outra coisa que ele defendia era que o meios de produçao fossem retirados da burguesia e transferidos para a sociedade.
PROUDHON
O proudhon é mais socialista, com a obra o que é a propriedade elevai criticar o fundamento do capitalismo, que é justamente essa questao da propriedade, ele considera a propriedade privada um roubo, porque é justamente na propriedade privada que vai ter a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História do Anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo
  • anarquismo
  • Anarquismo
  • anarquismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!