A HISTORIA DAS AGENCIAS DE PROPAGANDA EM PIRACICABA

5253 palavras 22 páginas
A HISTÓRIA DAS AGÊNCIAS DE PROPAGANDA EM PIRACICABA

Autores: Adolpho Carlos Françoso Queiroz1,
Rosana Borges Zaccaria2
João Carlos Teixeira Gonçalves3

INTRODUÇÃO
Com a modernização dos meios de produção no campo da comunicação nas cidades interioranas brasileiras, registradas especialmente na segunda metade do século XX, a atividade publicitária cresceu em ação e importância para veículos, anunciantes, profissionais e especialmente para o ensino desta modalidade de saber . A realização de um projeto de pesquisa pioneiro desenvolvido por professores e estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba, entre 1998/1999, ensejou a primeira possibilidade de sistematização desta história, como se verá daqui por diante. Neste artigo, os professores - coordenadores desta pesquisa, apresentam suas percepções sobre as ações desenvolvidas, como forma de contribuição ao resgate da história do tema, bem como para ampliar o grau de compreensão sobre o desenvolvimento desta atividade na cidade de Piracicaba.

O PERCURSO METODOLÓGICO DO PROJETO

1. SOBRE AS PESQUISAS EM COMUNICAÇÃO NA CIDADE DE PIRACICABA

É relativamente recente a incursão teórico - metodológica sobre objetos de pesquisa situados na configuração do espaço comunicacional da cidade de Piracicaba. Este projeto de pesquisa, iniciado em agosto de 1998 e que conclui em julho de 1999, leva consigo uma marca pioneira no sentido de compreender a publicidade local. Apesar da existência de um Curso de Publicidade e Propaganda na cidade, mantido pela Universidade Metodista de Piracicaba, desde 1977, foi preciso um espaço de 22 anos para que se estruturasse esta temática.
Vale dizer que as pesquisas em comunicação fomentadas a partir do Curso de Comunicação da Unimep, têm sua origem nos anos 90, priorizando, contudo, como objeto, a questão da imprensa local e regional. Vale registrar duas incursões anteriores que tangenciaram a publicidade local como objeto de pesquisa: no primeiro deles, intitulado “Radiojornalismo

Relacionados