A HISTORIA DA RIQUEZA DO HOMEM

Páginas: 13 (3041 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
PONTÍFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS Serviço Social 1º semestre



Valquíria Gomes Nicolau de Souza




HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM
Capítulo 9 – “...homem pobre, mendigo, ladrão”









Contagem 2014Valquíria Gomes Nicolau de Souza







HISTÓRIA DA RIQUEZA DO HOMEM
Capítulo 9 – “...homem pobre, mendigo, ladrão”











Trabalho apresentado à Disciplina Fundamentos Históricos Teóricos e Metodológicos do Serviço Social do curso de Serviço Social da PUC Contagem, Minas Gerais.

Professora: Simone Soares Viegas









Contagem
2014
PERGUNTAS E RESPOSTASCAPÍTULO 1
1) Como era o trabalho na idade média?
O trabalho na idade média era basicamente na terra, cultivando o grão ou guardando o rebanho para utilizar a lã no vestuário. Era um trabalho para a subsistência não havia produção em grande escala.
2) Quais os tipos de servos o autor identifica?
O autor identifica quatro tipos de servos, os “servos dos domínios” que viviam permanentementeligados à casa do senhor, os “fronteiriços” que mantinham pequenos arrendamentos à orla da aldeia, os “aldeães” que nem mesmo possuíam um pequeno arrendamento, mas trabalhavam em troca de comida e havia também os “vilãos” que eram servos com maiores privilégios sociais e econômicos.

CAPÍTULO 2
1) Como era o comércio na idade média ?
Na idade média o comércio era pequeno nos mercados feudais, eralocal e a base de trocas.
2) Identifique no mínimo, dois obstáculos para a ampliação do comércio.
- As péssimas condições das estradas, estreitas, malfeitas, enlameadas, geralmente inadequadas às viagens e eram também frequentadas por salteadores, bandidos comuns, e senhores feudais que exigiam pagamento aos mercadores para trafegarem em suas estradas.
- O dinheiro era escasso e as moedasvariavam seu valor conforme o lugar. Pesos e medidas também eram variáveis de região para região.

CAPÍTULO 3
1) Qual a relação entre comércio e cidades?
Com a expansão do comércio os mercadores precisavam de locais para descansar de longas viagens ou para se protegerem contra possíveis ataques. Surgem então as novas cidades. O povo começou a deixar as velhas cidades feudais para iniciar vida novanas cidades em progresso.

2) Identifique as conquistas dos mercadores para as cidades.
A vida na cidade era diferente da vida no feudo e novos padrões tinham que ser criados. Com o crescimento do comércio nas cidades, os mercadores conseguiram conquistar a liberdade, mesmo que gradativamente, criaram seus próprios tribunais, aboliram ou modificaram os pagamentos, ajudas e multas que erampagos aos senhores feudais e nas cidades havia trabalho para um número maior de pessoas.

CAPÍTULO 4
1) Qual a posição da igreja frente ao empréstimo com juros, nos primórdios da idade média?
A posição da igreja era totalmente contra o empréstimo com juros, considerava que era um pecado e também não era ético acumular mais riquezas que o necessário para sobreviver.
2) O que muda com odesenvolvimento comercial?
O dinheiro começou a ter um papel importante na vida econômica, seja para manter e ampliar seus negócios ou aumentar seus lucros, o comerciante precisava de mais dinheiro. Com o desenvolvimento comercial a doutrina da igreja destinada a uma economia antiga chocou-se com a força da classe dos comerciantes. A igreja então cedeu, não de uma só vez, às novas condições das práticascomerciais, criou novas circunstânciaspara justificar a prática da usura ou seja, o empréstimo com juros que antes considerava PECADO.

CAPÍTULO 5
1) Caracterize a diferença entre cidade e campo que começa a ocorrer na idade média.
Quando surgem cidades nas quais os habitantes se ocupam principalmente do comércio e da indústria, passam a ter necessidade de obter do campo o suprimento de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A historia da riqueza do homem
  • a historia da riqueza do homem
  • Resumo a historia da riqueza do homem
  • A história da Riqueza do Homem cap.III
  • Fichamento: a história da riqueza do homem
  • Historia da riqueza do homem
  • História da riqueza do homem
  • A História da Riqueza do Homem

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!