A Historia da Internet

Páginas: 14 (3498 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 SURGIMENTO DA INTERNET 5
3 CRIAÇÃO DO WWW 7
4 DEFINIÇÃO DA INTERNET 8
5 A HISTÓRIA DA INTERNET NO BRASIL 9
6 A INTERNET 2 11
7 AS REDES DE ALTA VELOCIDADE 13
8 APLICAÇÕES COM INTERNET 2 15
8.1 MULTIMÍDIA 15
8.2 EDUCAÇÃO 16
8.3 MEDICINA 17
9 CONCLUSÃO 18
10 BIBLIOGRAFIA 19

1 INTRODUÇÃO

O mundo atual vive usufruindo de resultados de anos de estudos econquistas na área tecnológica. Desde a primeira experiência de conexão entre computadores, na Guerra Fria (União Soviética) e a criação da ARPA, pelos Estados Unidos, para fins militares, até seu crescente uso nos mais diversos serviços, a Internet tem se mostrado como uma ferramenta especial de apoio ao desenvolvimento tecnológico, educacional e econômico dos países.
A disponibilidade depadrões abertos, de domínio público junto com a proliferação de computadores pessoais, modens e redes locais vividas na década de 80, compuseram o cenário adequado para que a internet tivesse durante os anos 90 um crescimento meteórico, atingindo rapidamente milhões de pessoas, em especial, depois da criação da word wide web (WWW).
Os conhecidos endereços “WWW” surgiram nos anos 90. E foram um divisorde águas na história da internet. A internet começou a despertar o interesse das empresas.

2 SURGIMENTO DA INTERNET

Bogo afirma que a Internet nasceu praticamente sem querer, tendo sido desenvolvida no tempo da Guerra Fria com o nome de ARPANET, com o objetivo de manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos, " mesmo que o Pentágono fosse riscado do mapa por um ataque nuclear “.A empresa ARPA (Advanced Researchand Projects Agency) foi responsável por seu desenvolvimento, no ano de 1969, tendo como objetivo a conexão entre os departamentos de pesquisa, sendo denominada como ARPANET. Antes do início do projeto ARPANET, havia uma rede que conectava os departamentos responsáveis pelas pesquisas com as bases militares; no entanto, "os EUA estavam em plena Guerra Fria, e todaa comunicação desta rede passava por um computador central que se encontrava no Pentágono, e sua comunicação era extremamente vulnerável".
O propósito da ARPANET foi o de evitar que os EUA perdessem as informações que estavam no Pentágono, caso houvesse o ataque pela URSS. O uso do "backbone" que passava por baixo da terra, (tornando o processo mais seguro, sendo mais difícil de serinterrompido), podia ligar os militares com os pesquisadores sem a necessidade de definir um centro ou mesmo uma rota única para as informações.
Depois que a ameaça da Guerra Fria passou, a ARPANET tornou-se obsoleta, sendo que os militares já não a consideravam tão importante para mantê-la sob a sua guarda. Assim, o acesso foi dado aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades, asquais, sucessivamente, passaram-na para as universidades de outros países. As universidades "contempladas" foram as americanas Stanford, Berkley,da Califórnia e de Utah. No final dos anos 1970, a ARPANET tinha crescido tanto que o seu protocolo de comutação de pacotes original, chamado de Network Control Protocol (NCP), tornou-se inadequado. Porém, após a realização de algumas pesquisas, a ARPANETmudou do NCP para um novo protocolo chamado TCP/IP (Transfer Control Protocol/ Internet Protocol). A maior vantagem do novo protocolo era que ele permitia o crescimento praticamente ilimitado da rede, além de ser fácil de implementar em uma variedade de plataformas diferentes de hardware de computador, sendo este protocolo usado até hoje.
Em 1986, a NSFNET (National Science Foundation) e ARPANETse concentraram para formar o backbone da Internet. Um ano depois, os EUA liberaram a rede para uso comercial. No ano de 1992, surgiram as primeiras empresas americanas provedoras que possibilitaram o acesso comercial à Internet. À medida que o uso foi crescendo, no final dos anos 80 e início dos anos 90, logo passou a ser um "depósito" para milhões de arquivos, sendo que muitos desses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da internet
  • Historia da internet
  • história da Internet
  • historia da internet
  • Historia da internet
  • Historia da Internet
  • A historia da internet
  • a historia da internet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!