A HISTORIA DA INFORMATICA

4203 palavras 17 páginas
Conteúdo

INFORMÁTICA
Chama-se genericamente INFORMÁTICA o conjunto das Ciências da Informação, estando incluídas neste grupo: a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.
Habitualmente, usa-se o termo informática para referir especificamente o processo de tratamento automático da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.
Simplificando...
Informática é uma ciência que estuda os meios que disponibilizam informação, as armazenam ou funcionam a partir delas.

Contexto Histórico
Ao observarmos os dias de hoje de tanta tecnologia e modernidade, é comum sentir que o futuro chegou! Porém, ninguém analisa desde quando ou em que situação esses recursos tecnológicos foram criados. Quando isso acontece, grande parte das pessoas fica boquiaberta ao constatar que a nossa modernidade é mais antiga do que se pensa ou pelo menos os seus precursores o são.
Alguns dos mais importantes inventos para a modernidade surgiram em períodos históricos dos séculos XIX e XX.
O telefone
Em 1876, Alexandre Graham Bell conseguiu patentear seu invento, o telefone. Já o sistema de telefonia móvel celular começou a ser explorado a partir de 1975. Do lado direito, podemos ver um dos primeiros modelos de telefone fixo e do lado esquerdo, o protótipo de um celular.

O rádio
A radiocomunicação iniciou-se em 1912 com o uso do telégrafo sem fio. Contudo, somente a partir do domínio da modulação é que deram início às primeiras experiências de radiodifusão comercial, ou seja, as emissoras de rádios e as suas programações como conhecemos hoje.

A televisão
O protótipo da televisão foi apresentado em 1924, em Londres. Era semelhante a uma grande caixa de madeira como se vê na figura ao lado. As primeiras imagens em movimento só foram exibidas em outubro de 1925. A primeira transmissão propriamente dita foram os Jogos Olímpicos de 1936,

Relacionados

  • A Hist Ria Da Bandeira Do Brasil Inf Rmatica
    348 palavras | 2 páginas