a historia da educação e pedagogia

Páginas: 5 (1192 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2014
a) Zigoto é a célula formada pela fusão dos gametas masculino e feminino, e que dará origem, por diferenciação e embriogênese, ao novo ser da espécie. No caso específico do ser humano, um zigoto possui 23 pares de cromossomos, ou seja, 46.







b) Cromossomas são moléculas específicas que carregam toda a informação hereditária, desde a altura até à cor dos olhos. Eles são feitos deproteínas e uma molécula de ADN, que contém as instruções genéticas de um organismo, passada dos pais. 
Nos seres humanos, animais e plantas, a maioria dos cromossomas estão dispostos em pares dentro do núcleo de uma célula. Os seres humanos têm 22 pares de cromossomas, chamado autossomas. Os seres humanos têm um par adicional de cromossomas sexuais totalizando 46 cromossomas. Estes últimos sãoreferidos como X e Y, e a sua combinação determina o género da pessoa. 

c) Zigoto ou Ovo é a célula contendo substâncias nutritivas, que é resultante da união dos núcleos (cariogamia) de dois gametas: óvulo e espermatozóide. 
Através de várias divisões mitóticas dá origem a um novo indivíduo (embrião)
Os gametas são células haplóides (n). Os gametas são o espermatozóide(homem) e óvulo(mulher),células haplóides são aquelas que contêm 23 cromossomos, então a união desse gametas daria uma célula-ovo(zigoto) que teria 46 cromossomos(2n). 
Ou seja, a união de dois gametas dá o resultado de 46 cromossomos, pois cada gameta tem 23 cromossomos.















e) Apos a fecundação o zigoto começa um processo de divisão, para formar os dois primeiros segmentos que vao surgir daseparação da celula-ovo, que serão chamados de blastômeros, Esse processo é feito pelo processo de Mitose, onde todas as celulas terao o mesmo material genetico daquelas das quais se originaram. Os tipos de segmentação podem ser vários. Pode ser Total, Igual ou Desigual, ou Parcial, Discoidal ou Superficial. Na segmentação Total Igual, todo o zigoto sofrerá segmentação. Um zigoto dará origem a doisblastômeros. Essas divisões vão continuar, dando origem a mais duas células, e assim por diante. Esse número de células vai aumentando ate formar um aglomerado celular, que tem o nome de mórula. Essa segmentação é própria dos mamíferos, onde a quantidade igualitária de vitelo permite a formação de blastômeros do mesmo tamanho. Na segmentação Total Desigual o vitelo se mistura com o citoplasmasomente no pólo vegetativo, como a mitose trabalha ocorre mais lentamente com a presença do vitelo, os blastômeros que não a tem reproduzem-se mais. Isso resulta em uma mórula com muitos micrômeros, que não possuem vitelo, e poucos macrômeros, que não tem. Na segmentação Parcial Discoidal, apenas o disco de citoplasma, que fica no chamado pólo animal, sofre clivagem, no restante, não há segmentação.Esse tipo de segmentação só acontece em óvulos de aves e répteis. A segmentação parcial superficial acontece em ovulos de insetos. Nela, o citoplasma fica em volta do vitelo, que fica no centro. O núcleo e o citoplasma dividem-se algumas vezes, e essas moléculas ficam, assim como o citoplasma, em volta do vitelo, criando uma corda que o envolverá. Diferente das outras segmentações, nessa, umamórula não é formada.

f) Mórula é o conjunto de 32 a 64 blastômeros, formado através do processo de clivagem do zigoto. Os blastômeros vão mudando sua forma e se interconectando, formando um aglomerado firme de células, assemelhando-se a uma amora, fato esse que justifica seu nome. Este estágio ocorre de 3 a 4 dias após a fertilização concomitantemente à chegada do embrião no útero.


I) Após 45horas de ocorrida a fertilização, atinge-se o estágio de quatro blastômeros, cerca de três dias após é atingido o estágio de 12 a 16 blastômeros, passando a receber o nome de mórula (massa compacta de células).Durante a clivagem, esta estrutura desce pela tuba uterina até chegar ao útero, evento que acontece nesta última fase. Após atingir o útero, a mórula começa a receber fluidos uterinos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A história da educação e pedagogia
  • História da Educação e da Pedagogia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA
  • História da educação e da pedagogia
  • Historia da educação e da pedagogia
  • Atps história da educação e da pedagogia
  • Historia da educacao e da pedagogia
  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO E DA PEDAGOGIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!