A historia da Democracia

Páginas: 9 (2096 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2013
Democracia

Democracia é um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. Essa forma de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principaisdecisões políticas.
A democracia pode existir também, no sistema republicano, ou no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias.
Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanosfundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.
A democracia pode ser direta ou democracia pura, quando o povo expressa sua vontade por meio do votodireto. Democracia Representativa ou indireta o povo exprime sua vontade elegendo representantes que tomam as decisões em nome deles.
 O termo democracia vem do grego, onde “demo” significa povo e “kracia” significa governo, ou seja, governo do povo e para o povo. Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga).
Os regimes autoritários e as leisopressoras que estavam sendo impostas desde que o legislador Drácon promulgou um sistema de leis extremamente rígidas, cuja população estava cansada, fez com que Sólon, que era um nobre grego, elaborasse uma constituição que estipulava que todas as decisões referentes à vida dos atenienses deveriam ser tomadas com a participação do povo, só que naquele momento o “povo” era constituído apenas pelos“cidadãos” de Atenas, o que excluía as mulheres, os escravos, as crianças e os estrangeiros. Portanto, esta forma antiga de democracia era bem limitada.
Quando entrou em vigor, a constituição feita por Sólon possibilitou que os cidadãos atenienses elegessem seus governantes e também que deliberassem em praça pública, chamada de Ágora, sobre os principais assuntos que diziam respeito à vida da cidade.Nessas assembleias eram tomadas as decisões e eram eleitos aqueles que conseguissem o maior número de votos, já que todos os cidadãos eram considerados iguais pela constituição ateniense.
Em Atenas, havia a democracia direta ou representativa a onde todos os cidadãos votavam para decidir as questões políticas mais importantes. Essa participação sem intermediários é chamada de democracia direta.Ela foi viável na Grécia antiga por conta do tamanho das cidades-estados e de suas populações (Atenas tinha na época 500 mil habitantes e nem todos eram considerados “cidadãos”, na verdade, apenas dez por cento dessa população tinha direito a votar).

Apesar de inventada pelos gregos, a democracia não era uma unanimidade entre eles, principalmente entre os mais “sábios”. Importantes filósofosgregos, por exemplo, não gostavam muito dela. Na “República”, Platão escreveu que "a democracia se estabelece quando os pobres, tendo vencido seus inimigos, massacram alguns, banem os outros e partilham igualmente com os restantes o governo e as magistraturas". 

Depois disso tanto na antiguidade quanto na idade média predominaram períodos em que era valorizada a concepção elitista e aristocráticade política. Na Idade Média a propriedade e o poder político era transmitido pela herança, que fazia uma confusão entre o publico e o privado, bem como excluía do poder as classes mais pobres. Só no final da Idade Media que o ideal republicano reaparece, com Marsílio de Padúa, em que a sua teoria desloca o poder soberano do rei para o povo.
No Renascimento, não existia uma forma única de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da Democracia
  • Historia da democracia
  • A história da democracia no brasil
  • A história da democracia no Brasil
  • Uma história política da transição brasileira: da ditadura militar à democracia
  • Democracia
  • Democracia
  • democracia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!