A historia da cultura da África

Páginas: 16 (3958 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A HISTÓRIA E A CULTURA DA ÁFRICA


Arte e Cultura
A natureza heterogênea da população da Áfricana explica o crescimento da mistura de culturas, aspecto naturalmente manifestado nas línguas, artes e religiões.
Em todo o mundo, a língua é reconhecida como um dos direitos básicos de um indivíduo. Para atender a este requisito fundamental, a Constituição de 1993 da África do Sul apresenta 11línguas, agora oficiais em nível nacional. São elas: Afrikaans, Inglês, isiNdebele, Sesotho sa Leboa (Sotho do Norte), Sesotho (Sotho do Sul), siSwati, Xitsonga, Setswana, Tshivenda, isXhosa e isiZulu.
Em 1994, o ministro de Artes e Cultura criou o Departamento de Artes, Cultura, Ciência e Tecnologia, colocando em prática as funções — previamente determinadas pelo Departamento de FunçõesNacionais — no que se refere à ciência e tecnologia.
Em agosto daquele mesmo ano, o ministro formou um Grupo de Trabalho de Artes e Cultura (ACTAG), com o objetivo principal de tornar as artes acessíveis para todos os sul-africanos.
Festival de Artes Nacionais
Para os amantes da arte na África , o mês de julho tornou-se sinônimo de Festival de Artes Nacionais.
Anualmente, o festival é realizadodurante alguns dias, no meio do inverno, em Grahamstown, no Eastern Cape. O evento cresceu através dos quadros político, social e cultural, tornando-se uma a importante influência de estilo nas artes e na cultura da África do Sul.
Teatro
Existem duas tradições teatrais Africanas : a africana — desenvolvida com o passar dos séculos — e a européia, introduzida na cultura da África há dois séculos emeio. Recentemente, uma nova tradição híbrida desenvolveu elementos contidos nas duas antigas.
O desenvolvimento das tradições contemporâneas tem sido influenciado pelas raízes européias. A nova tradição, no entanto, é ancorada na forma de desempenho da tradição africana, apresentando características com interessantes variações urbanas populares.
Música
Os últimos anos têm sido palco detransformações de grande projeção no mundo da música sul-africana.
Embora ainda exista uma clara polarização entre a música européia, de um lado, e a música étnica sul-africana, do outro lado, há sinais de que se inicia um processo mútuo de compreensão e aceitação.
A música que possui uma fusão dos dois estilos também ganhou popularidade. Esta nova e vibrante música é interpretada por grupos, taiscomo Soweto String Quartet, Ladysmith Black Mambazo, Mango Groove, Mandoza, Hugh Masekela e Mahotella Queens.
Dança
A dança sempre integrou o estilo de vida africano. Marca presença na caça, guerras, galanteios, casamentos, iniciação e trabalho.
As tradições estrangeiras também têm contribuído.
Durante as duas últimas décadas, o desenvolvimento da tradição de danças na África do Sul não podeser separado da tradição de desempenho do teatro, com a mistura de melodias, movimentos e dança. O protesto musical estabeleceu certos estilos de dança e técnicas de palco, chamados toyi-toyi (dança de luta pessoal), mapantsula (município de Jive), isicatamiya (uma tradição dos mineradores e dos homens de hotéis) e Zulu.
Artes Visuais
A história das belas-artes sul-africanas teve início naIdade da Pedra, quando os artistas decoravam as paredes de suas moradias com murais, pintando os temas do ambiente. Mais de três mil locais, contendo arte em pedra, foram descobertos na África do Sul.
Além dos artistas nativos, há os que utilizam estilos estrangeiros e contemporâneos de arte. As paisagens ainda são um tema importante para os artistas sul-africanos, mas a degradação ecológica doplaneta tem feito com que alguns deles se concentrem, num primeiro momento, em certas questões ambientais.
Literatura
O amplo espectro lingüístico é uma das razões de ainda não ter sido escrita nenhuma história abrangente da África do Sul, traçando o desenvolvimento das diversas formas de literatura e interação.
No entanto, a variedade de trabalhos — que constitui toda a
Filmes
Dois fatores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • África
  • A Cultura da Africa
  • Cultura da africa
  • A Cultura Da Africa
  • Cultura da Africa
  • A cultura da África
  • Historia da africa
  • História da Africa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!